Maceió, AL

30°C
Clear sky

Proporção de mulheres empreendedoras em Alagoas se aproxima de marca histórica nacional

Thaís Borges integra esse universo de 33% de empresas administrados por mulheres no estado
Thaís: "Nós, como mulheres do lar ou do empreendedorismo, passamos por muitos desafios, mas sempre estamos unidas e levantando umas às outras" (foto: cortesia)

Em Alagoas, 116.256 mulheres são donas do próprio negócio. Isso representa uma proporção de 33% do universo de donos de empreendimentos no estado. A marca se aproxima da média nacional: 34,4%, considerada inédita no Brasil, conforme estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o estudo, no 3º trimestre do ano passado havia 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no país, o maior contingente de empreendedoras da história.

PUBLICIDADE


“Nós que fazemos o Sebrae Alagoas reafirmamos nosso compromisso com o empreendedorismo feminino em nosso estado e trabalhamos para ter cada vez mais mulheres à frente de negócios. É importante nesse mês da mulher, proporcionar treinamentos e possibilidades de networking, que são etapas essenciais para quem resolve empreender”, disse a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Alagoas, Juliana Almeida, ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

A empresária Thaís Borges integra esse universo de 33% de empresas administrados por mulheres em Alagoas. À frente da ‘Barulhinho Bom Chips’, ela foi vencedora da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria ‘Pequenos negócios’, e finalista da etapa nacional, quando conquistou o 3º lugar.

Ela observa que as mulheres estão ocupando, cada vez mais, espaços que, durante muito tempo, foram reservados apenas aos homens.

“O crescimento ora registrado pela pesquisa feita em Alagoas muito me alegra, pois a cada dia tenho presenciado em nossos grupos de network a chegada de novas mulheres que querem empreender, seja pela necessidade ou por oportunidade. E o acolhimento está sendo positivo. Mulheres apoiam mulheres”, revela Thaís.

A empresária ressalta que toda mulher tem em si a força de ser múltipla em funções: esposa, mãe, empreendedora… Thaís acredita, porém, que a escolha em empreender, em qualquer seguimento, não deve ser feita somente com o foco financeiro. Este, para ela, precisa ser consequência de um trabalho feito com excelência e muito amor.

“Feito é melhor que perfeito! Então mulher: sonhe, acorde e comece. Busque conhecimento, capacitação e parcerias femininas; você não está só! Utilize das instituições como Sebrae, Senac, dentre outras… Persista e logo, logo você estará inspirando outras mulheres a ter as mesmas atitudes que você”, ensina.

“Nós, como mulheres do lar ou do empreendedorismo, passamos por muitos desafios, mas sempre estamos unidas e levantando umas às outras.  Ser mulher é muito mais do que esse dia em específico. Ser mulher é ser forte e, ao mesmo tempo, praticar o amor dentro e fora de casa. Feliz dia das Mulheres”, conclui.

No Brasil

Juntos, homens e mulheres superaram o total de 30 milhões de donos de negócios, o maior número da série histórica nacional.

“A pesquisa mostra que as mulheres conseguiram se recuperar da perda registrada no período da pandemia, quando a proporção de mulheres donas de negócios caiu ao pior nível (33,4%, no 2º trimestre de 2020), desde o verificado no 3º trimestre de 2016 (32%)”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles.

Ele enfatiza que a participação delas tem crescido principalmente nos setores da economia que mais apresentaram incremento nos últimos tempos: serviços, comércio e indústria.

“No setor de Serviços, onde se percebe a maior participação de mulheres (53%), as donas de negócio têm ampla vantagem diante da presença masculina (36%). A mesma liderança se dá, em menor proporção, no Comércio (27% contra 20% de presença masculina) e na Indústria (13% de mulheres contra 6% dos homens)”, avalia Melles.

As atividades com predomínio de donas de negócios são:

Cabeleireiros e tratamento de beleza;

Comércio de vestuário (complementos);

Serviços de catering, bufê e serviços de comida preparada;

Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria;

Confecção sob medida;

Profissionais de saúde, exceto médicos e odontólogos;

Confecção (vestuário);

Outras atividades de serviços pessoais;

Outras atividades de ensino;

Fabricação de artefatos têxteis.

Com Ascom Sebrae Alagoas