Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu mais um importante passo no sentido de garantir a qualidade do líquido que abastece as escolas da rede estadual de ensino.
Nessa quarta-feira (22), gestores da Pasta estiveram reunidos com representantes do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para definir a inclusão das escolas estaduais em dois projetos de cunho socioambiental, o Sede de Aprender e o Cultivar Água.
Ambas as iniciativas consistem no monitoramento da qualidade da água ofertada em escolas do Estado, promovendo ações pedagógicas de educação ambiental sobre o uso da água.
Além do secretário-executivo do Desenvolvimento da Educação e Cooperação com os Municípios, Daniel Marinho, e da gerente das Diversidades, da Educação Inclusiva e do Meio Ambiente, Fátima Rebelo, superintendentes e gerentes regionais de educação também participaram do encontro, na sede do IMA, em Maceió.
Na oportunidade, todos conheceram o material informativo sobre os projetos, consolidando, assim, a parceria, que deve contemplar todas as escolas da rede, como explica a gerente Fátima Rebelo.
“A água potável é um bem comum, mas é um bem em escassez. É preciso, portanto, orientar a comunidade escolar sobre o uso consciente, além de prezar pela qualidade da água consumida nas dependências das unidades. Dessa forma, abraçamos os projetos como mais uma ferramenta da educação ambiental. Agora, a próxima etapa será promover um momento formativo com os técnicos das Gerências Regionais e os gestores escolares, dando o pontapé inicial à iniciativa”, afirmou Rebelo.
Projetos
As ações do projeto Sede de Aprender, criado em 2021 pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio dos Núcleos de Defesa da Educação e de Defesa do Patrimônio Público, tem por objetivo fiscalizar a distribuição e a qualidade da água nas escolas alagoanas, bem como o saneamento básico existente nas unidades de ensino.
Já o projeto Cultivar Água, criado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), é uma iniciativa que propõe um novo repensar e agir sobre o ciclo da água na escola, por meio da construção coletiva de uma proposta pedagógica.
A iniciativa busca também ampliar essa reflexão para além da comunidade escolar, visando à mudança de comportamento e à apropriação de metodologias de uso, reuso e destinação da água nas unidades familiares.