A Equatorial Alagoas lança, na próxima sexta-feira (15), na Grota das Piabas, bairro do Jacintinho, em Maceió, o projeto E + Reciclagem (lê-se “é mais reciclagem”), iniciativa do Grupo que chega ao estado para, além promover ações que visam difundir a cultura da coleta seletiva, conceder descontos na conta de luz. Segundo a Distribuidora, o objetivo é investir em práticas sustentáveis que transformem a vida das pessoas e colaborem para a preservação da natureza.
A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existe desde 2011 e já arrecadou mais de 50 mil toneladas de resíduos, como metal, papel, plástico e embalagens Tetra Park, nos estados do Maranhão, Piauí e Pará.
Além disso, os clientes já foram beneficiados com quase R$ 2,5 milhões em bônus na fatura de energia.
Entenda como funciona
A Equatorial explica que o E + Reciclagem vai facilitar o acesso a práticas sustentáveis ao disponibilizar postos de coleta itinerantes em diversos pontos da capital alagoana. Para aproveitar o benefício, o cliente deve se dirigir ao posto com os resíduos devidamente limpos e separados, juntamente com a conta de energia mais recente e um documento de identificação com foto.
Se preferir, o interessado também poderá optar por doar o desconto na fatura de energia a uma instituição filantrópica. No local, haverá um atendente para pesar separadamente cada item, por tipo e classe.
O bônus é calculado na hora e varia de acordo com a quantidade e o tipo de material que é pesado na balança.
Confira os resíduos que poderão ser arrecadados:
- Plásticos: Pet (refrigerantes e água mineral), Plástico Duro (embalagens de shampoo, detergente, margarina, manteiga, baldes, bacias, caixas, cadeiras, mesas), plástico filme (sacolas plásticas, embalagens de mantimentos) e PVC (canos, forros etc);
- Metais: aço inox, alumínio, antimônio, ferro, bronze, chumbo, panela de alumínio e bateria de carro;
- Papel: Branco (papel A4, livros, papel de escritório), Misto (revistas e encartes) e papel jornal e papelão;
- Tetra Pak: caixas de suco, leite, extrato de tomate, creme de leite e leite condensado.
Descarte incorreto
Ciente de que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode gerar impactos significativos ao meio ambiente, já que, após o uso, o líquido acaba sendo despejado em ralos, pias ou até mesmo no lixo doméstico, o projeto E + Reciclagem também receberá óleo de cozinha.
O produto deverá ser entregue coado e acondicionado, preferencialmente, em uma garrafa pet.
O engenheiro do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Alagoas, Edmilson Santos, destaca a importância da iniciativa, que contribui com o meio ambiente e com a qualidade de vida das pessoas.
“A Equatorial reforça o seu compromisso com o consumo consciente e a destinação correta de resíduos. Essa é uma ação que também estimula a adoção de práticas sustentáveis, pois acreditamos que cuidar do planeta é uma responsabilidade de todos nós”.
ODS 11 e 12
A gestão correta de resíduos integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda mundial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a construção e implementação de políticas públicas, que visam guiar a humanidade até 2030.
O ODS de número 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), que tem como meta reduzir o impacto ambiental negativo da gestão de resíduos municipais e o ODS de número 12 (Consumo e Produção Responsáveis), que tem como foco a promoção de ações para o uso eficiente de recursos naturais, através da redução da geração de resíduos e emissão de poluentes por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.