Maceió, AL

30°C
Clear sky

Projeto de extensão promove arborização no Instituto de Ciências Sociais da Ufal

Ação também integra mais uma etapa do Arborizar é Massa, promovido pela Prefeitura de Maceió
Plantio vai acontecer na área do Instituto de Ciências Sociais, no Campus da Ufal (foto: assessoria)

A área em torno do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) vai receber, nesta sexta-feira (11), às 10 horas, o plantio de mudas de árvores nativas. A iniciativa acontece por meio de um projeto de extensão organizado pelos estudantes de bacharelado em Ciências Sociais Anienne Nascimento e Davi Soares. A atividade estava marcada para o dia 2 de abril, mas teve de ser adiada por causa das chuvas.

“Além de uma reação ao calor das aulas diurnas, a ideia surgiu para trazer não apenas as árvores e seu conforto térmico para os próximos anos. A arborização trará flores, frutos, enriquecerá a fauna local e criará novos hábitos de integração social em torno desse novo ambiente. E também deve sensibilizar sobre ir além de cobranças imediatas por ar-condicionados, firmando parcerias viáveis com quem pode ajudar neste compromisso com o futuro da universidade e do planeta”, disse Davi Soares, que é jornalista, ao Alagoas Notícia Boa (ALNB).

PUBLICIDADE


A ação também integra mais uma etapa do projeto Arborizar é Massa, promovido pela Prefeitura de Maceió. Com apoio da Direção do ICS, a Diretoria de Arborização Urbana e Educação Ambiental da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ALURB) fará o plantio, com a presença da comunidade acadêmica da Ufal.

Técnicos do órgão municipal darão orientações e promoverão a sensibilização sobre a importância da arborização. A atividade acontece na sala de aula 16, do Bloco de Salas 2 (BS2), próximo ao ICS. Além disso, será oferecido lanche saudável aos participantes.

Cobertura

O objetivo é ampliar a cobertura verde do campus, proporcionando benefícios ambientais e maior conforto térmico. Para essa ação, foram selecionadas espécies arbóreas adaptadas ao clima e às condições do solo da região, com o objetivo de garantir um crescimento saudável e a harmonia com o espaço urbano.

A direção do ICS abraçou o projeto desde que os estudantes enviaram a proposta em 2024.

“Ano passado não conseguimos realizar o plantio, porque perdemos a temporada das chuvas, mas, este ano, nos preparamos para realizá-lo. Além dos técnicos da Alurb, contamos com a parceria da Proinfra [Pró-reitoria de Infraestrutura], representada pelo Felipe Paes”, informou a diretora do ICS, Luciana Santana.

A ideia 

A estudante Anienne Nascimento lembra que a ideia da arborização surgiu há cerca de 1 ano, quando lanchava com amigos no Instituto de Química e Biotecnologia (IQB).

“Lá é um espaço lindo, onde tem muitas árvores antigas. Como sempre fui muito voltada para a natureza, imaginei que seria muito bom se o ICS também fosse daquele jeito. A ideia surgiu e não demorou muito para eu imaginar um projeto. Compartilhei a ideia e meu grande parceiro Davi a abraçou no mesmo instante, então começamos a imaginar árvores frutíferas e ipês que iriam ser parte do ICS”, lembrou Anienne.

A aluna cuidou da parte teórica, enquanto Davi partiu para a parte prática, em busca de os órgãos ambientais que pudessem auxiliar com a arborização.

“Poucos dias depois, tive um sonho em que estávamos numa grande comemoração ao ar livre, num local cheio de árvores em que eu e Davi estávamos muito satisfeitos. Falei para ele que isto era um bom sinal e que nosso projeto iria em frente. A partir daí tudo fluiu de forma natural. A Diretoria do ICS nos acolheu e deu todo o apoio e depois a ALURB”, concluiu a estudante.

PUBLICIDADE