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Projeto alagoano é semifinalista do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação

Seis iniciativas serão escolhidas para receber R$ 200 mil cada uma, e terão suas histórias contadas na TV Globo
Projeto beneficia hoje cerca 140 crianças que residem em área periférica de Maceió (fotos: Ascom Ufal)

O projeto “Cultivar, cuidar, cuidar-se – Um modelo inspirador para o futuro” – desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Prefeitura de Maceió, está na semifinal do Prêmio LED 2024 – Luz na Educação, promovido pela TV Globo e a Fundação Roberto Marinho.

A iniciativa de educação ambiental entrou para a lista dos 60 melhores do país, entre mais de duas mil inscrições.

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A agrônoma Jhulyanne Christiny e o tecnólogo em Alimentos Cristian Bernardo, que inscreveu o projeto na categoria Estudante, são alunos do doutorado em Agronomia – Produção Vegetal, do Campus Ceca.

Eles iniciaram o projeto a partir da construção de uma horta no Centro Municipal de Educação Infantil Mestra Virgínia (CMEI), localizado no Rio Novo, como uma forma de aproveitar o espaço e proporcionar atividades externas às crianças.

Vários voluntários participaram da ação, entre alunos de graduação e pós-graduação da Ufal, gestores, professores, e funcionários da escola, além da comunidade local.

Jhulyanne conta que o projeto deu tão certo que tem inspirado pessoas e organizações a adotá-lo em seus espaços. Foi com esse entusiasmo que ela e Cristian resolveram inscrever o protejo no Movimento LED para tem mais visibilidade.

“Gostaríamos de compartilhar um pouco mais sobre a nossa iniciativa e, quando surgiu a oportunidade de se candidatar ao Prêmio LED, foi como se tivesse surgido uma luz que fez brilhar ainda mais nossa esperança de continuar fazendo a diferença na vida da comunidade, que já é atendida pelo projeto, bem como ampliar o alcance de nossas ações. Assim, a iniciativa que começou de forma tímida, ganhou a repercussão que tanto sonhamos”, disse Jhullyanne.

Movimento

O Movimento LED premia todos os anos as melhores iniciativas espalhadas pelo Brasil que atuam para mudar a realidade com soluções de qualidade, seja na educação básica, educação profissional ou técnica, educação não-formal ou Ensino Superior, nos quatro eixos contemplados na chamada, sendo em comum o uso da inovação da educação.

A partir do dia 6 de dezembro inicia a fase de entrevistas e auditorias para a definição dos 15 finalistas. Depois de todas as etapas, seis iniciativas serão escolhidas para receber R$ 200 mil cada e terão suas histórias contadas em um programa especial na TV Globo.

Vários voluntários participaram da ação, entre alunos de graduação e pós-graduação da Ufal, gestores, professores, e funcionários da escola, além da comunidade local

“Para nós, significa que o propósito foi validado e que há potencial, com isso, pretendemos dá continuidade com a expectativa de que o prêmio possa contribuir para alçarmos voos maiores e criar um modelo para a educação pública do Estado”, ressaltou Cristian.

Sobre o projeto

O projeto “Cultivar, cuidar, cuidar-se – Um modelo inspirador para o futuro” beneficia hoje cerca 140 crianças que residem em área periférica de Maceió, onde muitas passam por situações de insegurança alimentar.

“Com este projeto, temos notado que as crianças passaram a agir como promotoras de uma alimentação mais saudável e de conscientização ambiental. Estas crianças chegam a levar parte do que produzem para suas próprias casas, com isso, o apoio de uma instituição de ensino com uma equipe acolhedora ajudou a despertar um olhar mais consciente do espaço que elas ocupam e dos benefícios de ter também um ambiente acolhedor”, destacou Jhullyanne.

Os idealizadores reforçam que pretendem divulgar as ações promovidas e o impacto na sociedade local. Eles contam que a aceitação tem aumentado a demanda de outras escolas, dos pais e responsáveis para conhecer melhor e implantar o projeto, que além de transformar os espaços conduzem uma consciência ambiental coletiva.

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