Maceió, AL

30°C
Clear sky

Programa NES está com inscrições abertas para o processo seletivo 2025

Novo Ensino Suplementar é voltado a estudantes da rede pública ou privada que tenham afinidade com as ciências exatas
Programa é destinado a estudantes com altas capacidades e tem duração de três ano (foto: Ascom Seduc)

Estudantes da rede pública ou privada que tenham afinidade com as ciências exatas e desejem aprofundar seus conhecimentos em áreas como Inteligência Artificial e programação já podem efetuar sua inscrição para processo seletivo 2025.1 do programa Novo Ensino Suplementar (NES).

O procedimento pode ser feito até 06/12 pelo site https://www.novoensinosuplementar.com/processo-seletivo/selecao-2025-1.

PUBLICIDADE


Uma iniciativa do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (IM/Ufal), o NES é um programa de excelência acadêmica em matemática e computação voltado para estudantes do ensino médio.

O curso é gratuito e com duração de três anos, e, a cada ano, são cursados dois módulos. No primeiro, o estudante aprende sobre programação; no segundo, aprofunda-se em Inteligência Artificial e, por fim, no terceiro, estudará Ciência de Dados. Após a conclusão de cada ano, o aluno recebe um certificado de conclusão dos módulos.

O processo seletivo se dará em três etapas: inscrição, até 06/12, no site da NES; prova para testar conhecimentos em matemática e raciocínio lógico em 13/12 e entrevistas com os candidatos entre 03/01 e 07/02/2025.

O resultado está previsto para 10/02. Alunos com excelente desempenho na etapa 1, não precisarão se submeter à prova de conhecimento.

Serão selecionados até 100 estudantes que, em 2025, estejam, prioritariamente, cursando a 1ª série do ensino médio ou, excepcionalmente, o 9º ano do ensino fundamental.

Rede Estadual

Atualmente, mais de 90 estudantes de 14 estados participam do programa, dos quais 19 são da rede estadual de Alagoas.

Dentre os 19 selecionados da rede estadual estão alunos das escolas Manoel de Matos (Santana do Mundaú); Fernandes Lima (Maceió); Alfredo Gaspar de Mendonça (Maceió), Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela); Ana Lins (São Miguel dos Campos); Francisca Rosa da Costa (Delmiro Gouveia) e Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) – Unidade Agreste (Arapiraca).

Alunas do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, de Arapiraca, Kawany Moreira e Claudia Manuelly Soares Santos foram selecionadas para a turma de 2024.

“Mesmo estando ainda no 9º ano, estamos aprendendo conteúdos mais avançados”, contou Kawany. “Acredito que o curso será um propulsor para projetos futuros na minha vida”, complementou Cláudia.

Apoio 

O NES tem como financiadores a empresa de serviços financeiros e pagamentos eletrônicos Stoneco, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a parceria do grupo Etapa Educacional e do programa de imersão em ciência, tecnologia, engenharia e matemática americano Sigma Camp.

No início do mês, o governador Paulo Dantas também anunciou apoio do Governo de Alagoas para o programa. Na ocasião, também foram assinadas ordens de serviço para construção de uma Creche Cria e de uma escola de ensino médio dentro da Ufal, no Campus Maceió.