Dois projetos alagoanos da rede pública de ensino em Limoeiro de Anadia e Passo de Camaragibe estão entre os vencedores da etapa regional do Prêmio Educador Transformador. Em sua 2ª edição, a iniciativa tem por objetivo identificar, valorizar e divulgar projetos educacionais transformadores implementados por professores de todo o Brasil, com foco na Educação Empreendedora.
Os projetos TouchBraille e o Festival Estudantil de Registros e Vivências em Artes (F.E.R.V.A.) conquistaram colocações nas categorias Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, respectivamente.
TouchBraille tem como autor o professor Leandro Freitas dos Santos, de Limoeiro de Anadia, que ficou em 2° lugar na sua categoria. Já o Festival foi idealizado por Bruno Vasconcelos, de Passo de Camaragibe, conquistando o 3° lugar.
F.E.R.V.A.
O F.E.R.V.A. nasceu como uma resposta às ameaças de ataques em escolas brasileiras em abril de 2023, e teve como foco a produção artística e o talento estudantil.
“O festival é produzido pelos nossos estudantes e visa valorizar a produção artística e a cultural local. Estamos incentivando o interesse pela Economia Criativa e preparando-os para entender a arte como possibilidade de profissão”, conta Bruno Vasconcelos.
“Dentre 3.460 projetos, sendo 24% deles do Nordeste e 24,4% na categoria Ensino Médio, chegamos muito longe e nos orgulhamos por contribuir com uma educação transformadora. O prêmio levantou a autoestima de nossos alunos, muitos deles quilombolas, ciganos, PCDs e LGBTQIAPN+”, comemora o professor.
Silvia Chamusca, gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae Alagoas, destaca que os projetos estão cada vez mais em sintonia com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Nessa edição, nós tivemos projetos bem significativos e cada vez mais voltados para os ODS, considerando questões relativas ao desenvolvimento local, proteção do meio ambiente, educação inclusiva e diversidade. A cada ano existem novas propostas e uma infinidade de iniciativas que demonstram o quanto a educação é transformadora”, afirma.
“Para o Sebrae, o evento se apresenta como uma oportunidade estratégica de fortalecer sua atuação no campo da educação empreendedora. Ao promover e apoiar iniciativas que valorizam práticas disruptivas desde cedo, a instituição contribui para a formação de uma geração de jovens mais preparados para fomentar o desenvolvimento socioeconômico do país. Além disso, o prêmio reforça o compromisso do Sebrae com a inovação na educação, consolidando sua posição como referência no apoio ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico e social no país e em Alagoas”, completa a analista.
O prêmio
O Prêmio Educador Transformador, resultado da parceria entre o Sebrae, o Bett Brasil e o Instituto Significare, visa valorizar e divulgar projetos e educadores transformadores em todo o país. Ao reconhecer e premiar os profissionais que se destacam nessa área, o prêmio inspira outros educadores a seguirem o mesmo caminho, contribuindo para a melhoria contínua da qualidade da educação em todo o país.
Os profissionais são inspirados a disseminar iniciativas que vão além do ensino tradicional, incentivando a criatividade, o protagonismo dos alunos e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras essenciais para o sucesso pessoal e profissional.
“Alagoas apresentou projetos em todas as categorias do prêmio, com exceção da Educação Infantil. Essa ausência se justifica pelo foco das iniciativas do Sebrae em Alagoas, que atualmente priorizam outras faixas educacionais. É importante ressaltar que alguns participantes alagoanos se destacaram entre os 100 primeiros colocados, evidenciando o comprometimento e a excelência dos educadores em nossa região”, explica Chamusca.
Com Agência Sebrae AL