Maceió, AL

30°C
Clear sky

Presidente e governador autorizam nova etapa do Canal do Sertão

Trecho 5 tem 25 km e R$ 565 milhões em investimentos; obra integra o Programa de Aceleração do Crescimento
Ordem de serviço: Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste (fotos: Edvan Ferreira)

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o governador de Alagoas, Paulo Dantas, assinaram, nessa quinta-feira (9), a ordem de serviço para o início do trecho 5 do Canal do Sertão, a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas. A solenidade foi realizada em São José da Tapera.

Nesta sexta-feira (10), Lula, Paulo Dantas e o ministro das Cidades, Jader Filho, entregam, às 10 horas, o Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago, em Maceió. A obra faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

PUBLICIDADE


Em Tapera, o governador Paulo Dantas enalteceu a força da transformação na vida do povo sertanejo promovida pelo Canal do Sertão. Em seu discurso, o governador agradeceu ao apoio que vem recebendo do Governo Federal.

Paulo ressaltou ainda que, além de levar água para milhares de alagoanos, as obras do trecho 5 vão gerar empregos diretos e indiretos, fazendo circular a economia na região.

“As pessoas que estão aqui vão ter a oportunidade de preparar seu currículo e conseguir um emprego, e a roda da economia vai movimentar, o que vai gerar outros tantos empregos indiretos. É O Brasil crescendo de um lado, e Alagoas crescendo e dando orgulho do outro”, disse o governador.

O Canal 

O Canal do Sertão é a maior obra de infraestrutura hídrica de Alagoas, e uma das maiores do Nordeste. As obras do trecho 5, no valor de R$ 565 milhões, fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

O trecho irá se estender do Km 123,4 ao Km 150, abastecendo a milhares de famílias residentes nos municípios de São José da Tapera, Monteirópolis e Olho D’Água das Flores.

Quando estiver totalmente concluído, o canal terá 250 Km de extensão, ligando Delmiro Gouveia a Arapiraca, beneficiando mais de 280 mil alagoanos.

Infância

O presidente Lula fez questão de lembrar, em seu discurso, da infância em Garanhuns (PE), quando precisou viajar para São Paulo para fugir da fome e da sede.

“Quando eu desci do helicóptero e vi o canal, a imagem que veio à cabeça foi quando eu tinha 7 anos, e minha mãe saiu de Garanhuns com 8 filhos no pau de arara para não morrer de fome. Então, essa imagem é muito forte explica porque eu não nego água a quem tem sede”, disse Lula, emocionado.

Paulo Dantas enalteceu a força da transformação na vida do povo sertanejo promovida pelo Canal do Sertão

O presidente defendeu a construção do canal, apesar do custo elevado da obra.

“O que custa criar um Canal do Eertão? O que temos que ver é o que custou não fazer essa obra há 100 anos, há 50, há 40 anos. Não tem obra mais extraordinária do que aquela que traz um sorriso de satisfação na cara de homens, mulheres e crianças que são os beneficiados com esse programa”, relembrou.

Participaram, ainda, da solenidade, o ministro dos Transportes, Renan Filho; da Casa Civil, Rui Costa; o senador Renan Calheiros, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira; o prefeito de São José da Tapera, Jarbas Ricardo; parlamentares alagoanos e secretários de Estado, dentre outras autoridades.