A Praia do Patacho, no litoral Norte de Alagoas, reafirmou o status de destino sustentável e conquistou a renovação do título internacional de sustentabilidade “Bandeira Azul”.
A Bandeira Azul é um selo internacional concedido de acordo com critérios rigorosos de qualidade da água, gestão ambiental, segurança, educação ambiental e serviços oferecidos aos visitantes.
Para conseguir o título, é necessário seguir uma série de indicadores estabelecidos pela ONG europeia Foundation for Environmental Education (FEE).
Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a renovação é resultado do esforço conjunto de toda a gestão pública, comunidade local e do setor turístico.
“É com muito trabalho, empenho e também parceria entre estado e município, que conseguimos manter esse status da Praia do Patacho”, afirmou a secretária.
Em todo o país, das 26 praias que conquistaram a certificação do ciclo 2022/2023, cinco estão no Nordeste: três na Bahia, uma no Ceará e uma em Alagoas.
Para permanecer com o título, é necessário realizar coletas quinzenais para garantir a qualidade da água, promover ações de educação ambiental com a comunidade.
É necessário ainda estabelecer um comitê de gestão da praia, promover diversas ações de manutenção e limpeza da praia, além de várias questões administrativas.