Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas, foi o primeiro dos seis municípios, que firmaram convênio com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), a concluir a elaboração do Plano Diretor. O documento foi entregue na terça-feira (10) pelo secretário da Pasta, André Luiz Gomes, ao prefeito Henrique Vilela.
“O Plano concretiza nosso desejo de ter uma cidade ordenada, pronta para o desenvolvimento sustentável. Vamos ser ainda mais inovadores e continuar projetando uma cidade para todos”, disse o prefeito, ao apresentar o Plano Diretor durante audiência na Câmara de Vereadores.
O Plano Diretor tem como objetivo ordenar o desenvolvimento territorial do município turístico, localizado na chamada “Rota Ecológica”. O documento recebeu indicadores e ações de dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Organizações das Nações Unidas (ONU) que compõem a Agenda 2030.
“O Plano Diretor é um documento muito importante, porque tem a finalidade de balizar a utilização dos espaços estabelecendo os critérios técnicos necessários para o desenvolvimento ordenado e sustentável do município; além, é claro, de ser instrumento para captação de investimentos públicos e privados. Através dele, é possível mensurar como a cidade vai crescer e como essa expansão deve atender aos interesses da população e dos investidores”, explica o secretário André Luiz.
Além de Porto de Pedras, a Sedetur/AL firmou convênios para elaboração de Planos Diretores com as prefeituras de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Passo de Camaragibe, Japaratinga, Porto Calvo; e para a atualização do Plano Diretor de São Miguel dos Milagres.
Com Assessorias