A Polícia Militar de Alagoas capacitou 94 servidores civis para atuarem como agentes de trânsito, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A iniciativa foi para que os servidores ampliassem os conhecimentos técnicos, oferecendo à sociedade profissionais ainda mais preparados para o trabalho de levar segurança para vias e rodovias no estado.
O curso teve duração de 200 horas/aula, com base nas diretrizes da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Parceria entre PM e Detran
O subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, disse que a parceria com o Detran é importante para os dois órgãos, pois beneficia a sociedade e os servidores das duas instituições.
“Nossa legislação é muito dinâmica. É imprescindível estar sempre atualizando o profissional sobre as novidades das resoluções envolvendo o trânsito”, destacou.
Para Claudio Costa Filho, diretor-adjunto do Detran, a formação da primeira turma representa o investimento da gestão profissionalização do servidor.
“Esse curso era um desejo antigo dos servidores. Temos investido muito, com aquisição de novos equipamentos e na valorização dos agentes”, explicou.
Entre os temas abordados durante o curso estavam noções de engenharia de tráfego e sinalização de trânsito, legislação de trânsito aplicada, prática operacional, operação e fiscalização de trânsito.