A Cooperativa Pindorama, em Coruripe, processou um milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Acontece que a safra 2021 / 2022 ainda não terminou e a tendência é que a unidade ultrapasse essa marca. A informação é do diretor-presidente Klécio José dos Santos, que está otimista para mais uma safra recorde.
“Essa é a segunda safra (seguida) que a gente ultrapassa um milhão de toneladas. Esse ano deveremos produzir em torno de 400 mil (toneladas) a mais do que no ano passado. A expectativa é de encerrarmos a nossa safra agora, entre 22 e 24 de março”, revelou Klécio Santos.
Ele conta que 50% da cana processada foi utilizada para a produção de açúcar e a outra metade destinada à do álcool. A expectativa é de um faturamento de aproximadamente R$ 600 milhões.
“Devemos fechar a safra com pouco mais de um milhão de sacas de açúcar produzidas e mais de 50 milhões de litros de álcool também produzidos”, detalha.
O bom desempenho impacta positivamente a economia regional, onde está inserida a Cooperativa Pindorama, no Sul de Alagoas. “Ganha todo mundo: ganha a Cooperativa por produzir mais e ganha o cooperado por também está produzindo mais”, comemora o diretor-presidente.
Klécio Santos conta que a Pindorama busca agregar valor à produção para elevar o faturamento da Cooperativa, sobretudo no tocante ao açúcar, que é utilizado na feitura de doces, balas, refresco em pó, sucos prontos, dentre outros.
“São produtos que usam uma parcela significativa do açúcar na sua composição. Isso é uma estratégia que a gente entende como interessante porque, sem dúvida, agrega um pouco mais de valor a esses produtos, por se tratar de uma commoditie. Em relação ao álcool, também da mesma forma, nós temos hoje uma participação muito forte no mercado”, explica.
E a expectativa para a próxima safra é a melhor possível. As condições climáticas e de mercado favorecem um horizonte promissor, avalia Klécio Santos.
“A próxima safra está bem formada. Foi um ano que choveu regularmente e também deveremos ter uma safra maior do que esta que está findando agora. Então temos boas perspectivas”, finaliza.
A Cooperativa
Referência mundial, o sistema de cooperativismo da Pindorama existe há mais de 60 anos, atuando no campo e na indústria. A Cooperativa promove o desenvolvimento social, ofertando às pessoas da comunidade e parentes dos associados oportunidades de profissionalização, emprego e renda.
São exploradas diversas culturas agrícolas, com ênfase para a cana-de-açúcar e a fruticultura, além da pecuária bovina leiteira e de corte, que utiliza subprodutos da indústria de sucos e bagaço de cana hidrolisado e enriquecido. Também é produzido etanol.