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Pesquisadores criam sistema para prevenção da evasão escolar

Ferramenta possibilitará às escolas mapear, de forma preventiva, estudantes que apresentam riscos de abandono
Sistema de Alerta Preventivo, criado pelos pesquisadores do Nees da Ufal, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, já está disponível para as escolas brasileiras (foto: divulgação)

Pesquisadores do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (Nees) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), desenvolveram um Sistema de Alerta Preventivo, que consegue mapear os riscos de abandono e evasão escolar de alunos nos anos finais do ensino fundamental. A ferramenta conta com o auxílio da ciência de dados e da inteligência artificial.

Estima-se que cerca de dois milhões de crianças e adolescentes, de 11 a 19 anos, não estejam frequentando a escola, de acordo com o estudo Educação brasileira em 2022 – a voz de adolescentes.

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A pesquisa, realizada pelo Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica para o Unicef e divulgada em setembro, evidencia que mais de um em cada dez brasileiros nessa faixa etária estão fora da escola. O estudo lança, ainda, um alerta: 21% dos estudantes brasileiros de 11 a 19 anos pensaram em desistir de estudar nos últimos três meses.

Para enfrentar o desafio do abandono e da evasão escolar, agravados pelo contexto da pandemia da Covid-19, especialistas recomendam realizar ações preventivas para evitar que mais crianças e adolescentes deixem de frequentar as escolas. No entanto, como identificar quais estudantes têm maior risco de abandonar ou evadir as escolas antes que isso aconteça?

Responder essa pergunta pode parecer, à primeira vista, praticamente impossível. No entanto, o Sistema de Alerta Preventivo é uma solução tecnológica que consegue mapear os riscos de abandono e evasão escolar de estudantes que estão nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da análise de dados do contexto social e da trajetória escolar, tais como engajamento, reprovações, distorção idade-série, frequência, condições materiais da escola e suporte familiar.

Classificação de risco

Por meio desse mapeamento, o Sistema identifica e apresenta, automaticamente, uma classificação quanto ao risco que cada estudante apresenta, de acordo com as dimensões analisadas. As informações oferecidas por essa ferramenta são fundamentais, por sua vez, para a tomada de decisão dos gestores educacionais, que podem optar pela estratégia de prevenção mais adequada em cada situação de risco.

O Sistema de Alerta Preventivo, criado pelos pesquisadores do Nees da Ufal, em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, já está disponível para as escolas brasileiras.

Para que a ferramenta avalie os níveis de risco de cada aluno, é preciso que os gestores das escolas acessem uma plataforma virtual. Nela, está disponível um questionário com questões específicas para a escola e para os estudantes.

Atualmente, esse trabalho de coleta de dados está em andamento e a meta é, até o final de 2022, obter 15 mil questionários respondidos. Quanto mais dados são coletados, melhor o desempenho do Sistema de Alerta Preventivo.

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