O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) promove, nesta segunda-feira (15), das 8h às 17h, cadastro de candidatos para a doação de medula óssea, em Penedo, na região baixo São Francisco.
A ação, cuja finalidade é aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Para se candidatar a doador de medula óssea é necessário estar com boas condições de saúde, ter entre 18 e 35 anos, além de portar documentos como CPF ou RG, e um comprovante de residência.
Exame laborarial
No momento do cadastro, o voluntário preenche um formulário e faz a doação de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter o código genético.
Será feito um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), com o objetivo de constatar se o voluntário é compatível ou não com algum dos pacientes que necessitam de uma doação.
Na maioria dos casos, as pessoas que necessitam de transplante de medula óssea, são pacientes acometidos por leucemia, doença conhecida como câncer do sangue.