Maceió, AL

30°C
Clear sky

Peixe mero é resgatado após encalhe e devolvido ao mar no Litoral Sul

Operação foi executada por equipes do ICMBio (Resex Jequiá), do Instituto Biota e do Projeto Meros do Brasil
Cerca de uma hora após o início do atendimento, o mero apresentou sinais de recuperação e ganhou o oceano novamente (fotos e imagens: Márcio Lima / Projeto Meros do Brasil e Sérgio Rickardo / Instituto Biota)

Um exemplar de peixe mero (Epinephelus itajara) foi resgatado e devolvido ao mar após sofrer um encalhe no Litoral Sul de Alagoas. A operação foi executada na quinta-feira (28) por equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Resex Marinha da Lagoa de Jequiá), do Instituto Biota de Conservação e do Projeto Meros do Brasil.

Segundo os órgãos ambientais envolvidos na operação, o mero adulto media 181 cm e foi encontrado encalhado por um monitor que integra o Projeto de Monitoramento de Praias, executado pelo ICMBio e Instituto Biota. A equipe do Projeto Meros do Brasil foi acionada e deu apoio à ação.

PUBLICIDADE


Segundo os órgãos ambientais envolvidos na operação, o mero adulto media 181 cm e foi encontrado encalhado

Ainda segundo os órgãos ambientais, o peixe provavelmente foi desembarcado de uma pescaria. Cerca de uma hora após o início do atendimento, o mero apresentou sinais de recuperação e ganhou o oceano novamente.

Os órgãos ambientais alertam que os meros são peixes marinhos criticamente ameaçados de extinção. A captura, portanto, é integralmente proibida no Brasil, desde 2002.

O beneficiamento, o transporte e / ou a comercialização do mero são crimes ambientais. Os infratores estão sujeitos à detenção, multa ou ambas as penas, cumulativamente.