Maceió, AL

30°C
Clear sky

Peixe-boi Tinga é avistado na Praia da Sereia e na Lagoa Manguaba

Segundo o Instituto Biota de Conservação, o animal está bem e frequenta os locais para se alimentar
Equipe de técnicos foi até o local e verificou que se trata de Tinga, um velho conhecido dos pesquisadores de mamíferos aquáticos (imagens: Instituto Biota)

Lépido e fagueiro, o peixe-boi-marinho Tinga foi avistado, nessa quinta-feira (15), dando um “rolé” na Praia da Sereia, Litoral Norte de Maceió. Na manhã desta sexta (16), o animal mudou de rota e escolheu outra paragem: a Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, Litoral Sul do estado.

Segundo o Instituto Biota de Conservação, o animal esta bem e frequenta os locais para se alimentar. Na quinta-feira, ao avistarem o peixe-boi, populares acionaram a entidade. A equipe de técnicos foi até o local e verificou que se tratava de Tinga, um velho conhecido dos pesquisadores de mamíferos aquáticos.

PUBLICIDADE


Em Marechal, Tinga foi avistado junto a uma canoa. O Instituto Biota vai pedir o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro para intensificar o monitoramento ao mamífero aquático, tendo em vista que nos finais de semana o tráfego de embarcações no local se intensifica, em decorrência das atividades turísticas.

O animal foi reintroduzido à natureza, anos atrás, pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no litoral de Porto de Pedras.

“Vale lembrar que o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) é uma espécie ameaçada de extinção. Caso encontre com ele, não interaja, não ofereça alimento ou bebida, nem bloqueie o seu caminho; apenas admire de longe, registre imagens e entrem em contato com a nossa equipe: (82) 99115-2944 / 98815-0444 / 99115-5516”, informa o Instituto Biota.