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Páscoa eleva vendas em pequenos negócios que trabalham com chocolate em AL

Empreendedoras apostam em inovações e na experiência do cliente para garantir aumento de encomendas
Produtos de Páscoa vão além dos tradicionais ovos de chocolate, como biscoitos amanteigados, bolos e tortas (fotos: divulgação)

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o consumo de chocolate atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%. A expectativa para a Páscoa de 2024, segundo a entidade, é de continuidade no crescimento das vendas.

Os pequenos negócios em Alagoas, que têm o chocolate entre seus principais produtos e matéria-prima, correm para dar conta dos pedidos. Maíra Normande, chef da Moa Cozinha Natural, é uma das empreendedoras que vê a demanda triplicar nessa época do ano, ainda mais por conta do diferencial do seu negócio.

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Ela trabalha com doces inclusivos, sem glúten, sem lactose e com opções zero açúcar, que atendem a diversos públicos, principalmente veganos e pessoas com restrições alimentares.

“Eu me preparo com antecedência para a Páscoa, comprando insumos bem específicos, que não encontro facilmente em Maceió. Também fiz testes de novas receitas, elaboração de cardápio, precificação e fotos de novos produtos para divulgação nas redes sociais”, revela Maíra Normande.

Ela conta que esta semana iniciou a produção das cascas dos ovos e das trufas, além dos recheios que utiliza para iniciar a montagem de produtos, cada vez mais criativos.

“Um outro ponto de atenção é o desenvolvimento das embalagens, para chamar a atenção dos clientes. Todos os meus produtos podem ser congelados. Como trabalho sozinha, então eu faço com antecedência, assim consigo atender à pronta entrega, tanto as encomendas pelo WhatsApp como as vendas feitas através do iFood”, completa.

Delivery

Foi durante a pandemia, em 2020, que ela deu o start no seu negócio, produzindo doces e pães veganos e sem glúten, na cozinha de casa, atendendo com delivery.

“Há um ano estou em um ponto comercial, uma cozinha de produção, e continuo atendendo apenas com delivery e retiradas, sem atendimento ao público no local. Trabalho tanto com produtos para o dia a dia, como bolos e pães, como também tortas para festas e datas especiais, além de doces e salgados para buffets em eventos”, destaca.

Maíra iniciou uma consultoria do Sebrae Alagoas para aumentar a receita da empresa, coincidindo com as novas oportunidades que a chegada do período de Páscoa traz.

“Recebi orientações sobre como abordar clientes para extrair mais valor, estabelecer metas de vendas e como investir mais em marketing digital. Então é algo que estou colocando em prática, mas que já me fez pensar e agir de forma diferente”, revela.

Biscoitos

Quem também está aproveitando a fase é Ana Clair, da empresa Clair Biscoitos, cuja especialidade é a produção de sequilhos amanteigados e personalizados. Nessa época do ano, ela se dedica a fabricar biscoitos em formatos que remetem à Páscoa, apostando no sabor, mas também na criatividade.

“Eu planejo minha campanha de Páscoa com uns 40 dias de antecedência. Como trabalho sozinha, essa época do ano representa um momento de muita demanda, então resolvi buscas uma pessoa para trabalhar comigo. Mas, geralmente, eu produzo os pedidos no dia anterior, pois se houver alguma urgência eu consigo atender sem preocupação”, conta.

Consumo de chocolate atingiu 3,6 kg/por pessoa em 2022, contra 3,2 kg em 2021 – um aumento de 10%

“Trabalho com biscoito há quase quatro anos e, em julho do ano passado, eu resolvi sair de casa para abrir meu primeiro ateliê”, acrescenta.

Ela revela que está sempre em busca de aprender mais para que o seu negócio possa crescer.

“No Sebrae sempre posso contar com muitos cursos. No momento, estou fazendo o Efeito Furacão 2, dentro do programa Sebrae Delas. Mas também já fiz consultoria e fui atendida para tirar dúvidas sobre contabilidade, financeiro e marketing. Para mim, o Sebrae é uma instituição de fundamental importância para o empreendedor”, avalia.

Mercado aquecido

Além do aumento do consumo no Brasil, a abertura de negócios no setor de chocolates, amendoim e balas foi expressiva, mantendo uma constância nos últimos anos.

De acordo com o levantamento realizado pelo Sebrae, com base nos dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Receita Federal, o país registrou a abertura de uma média de 1,7 mil novas empresas de fabricação de produtos derivados do cacau e de chocolates nos últimos cinco anos e aproximadamente 4,3 mil novas empresas especializadas no comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes no mesmo período.

Trainee do Sebrae Alagoas, Gilson Borges dá algumas dicas aos empreendedores que ainda planejam aproveitar as vendas de Páscoa.

“O Sebrae tem dado orientações sobre planejamento para a data, como por exemplo mensurar a quantidade de matéria-prima para o estoque, com antecedência, para conseguir os melhores preços. No segmento de marketing e vendas, orientamos sobre estratégia de divulgação para chegar no cliente, aumentar vendas e fortalecer o relacionamento, além de informações sobre inovação, para entregar um produto diferenciado e melhorar a experiência dos clientes”, afirma.

Com Agência Sebrae 

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