Maceió, AL

30°C
Clear sky

Parceria entre startups alagoanas garante 100% de automação de hortas hidropônicas

Amitis, startup alagoana de impacto socioambiental, atua no combate à insegurança alimentar em centros urbanos
Agora a Amitis conta a tecnologia fornecida por outra startup alagoana, especializada em gestão rural por meio de aplicativo (fotos: Amitis)

As hortas hidropônicas sustentáveis da Amitis agora contam um sistema de automação que permite o aproveitamento de 100% da irrigação e controle de crescimento, melhorando os resultados das colheitas. Para isso a startup alagoana firmou parceria com a empresa de base tecnológica AgroSinc.

As comunidades atendidas passam a fazer o controle da horta via APP, que também será um canal direto com a Amitis para auxiliá-las de forma eficiente e quando precisarem. A Amitis é uma startup alagoana de impacto socioambiental.

PUBLICIDADE


Em três anos de atuação, a empresa já impediu que mais de 464 toneladas de CO₂ fossem emitidas na atmosfera e impactou positivamente mais de cinco mil pessoas com alimentação saudável e acessível, combatendo a insegurança alimentar em centros urbanos de Alagoas.

LEIA TAMBÉM: Hortas hidropônicas levam alimentos saudáveis a centros urbanos e favorecem meio ambiente

Agora a Amitis conta a tecnologia fornecida por outra startup alagoana, especializada em gestão rural para cooperativas, pequenas e médias propriedades, por meio de aplicativo que eleva a eficiência e a eficácia do negócio. A ferramenta permitirá que a Amitis expanda a sua atuação para outros estados e faça o acompanhamento remoto, via app.

“Nossas hortas antes eram semiautomáticas, o exigia mais tempo de manutenção, precisava que alguém ligasse a bomba e tudo mais. Só que agora a gente quis implementar mais tecnologia e também inovação nas nossas hortas. Em parceria com a Agrosync, a gente desenvolveu um sistema de automação. Agora elas são 100% automáticas, então para ligar a bomba, fazer manutenção, tudo será pelo aplicativo no celular”, explica a diretora de Marketing da Amitis, Lilian Vicente.

“Toda vez que a casca de arroz estiver precisando de água, esse sensor vai disparar e a bomba vai ligar automaticamente e irrigar toda a horta, aproximadamente de 8 em 8 horas para garantir que a casca de arroz esteja úmida e que os cultivos se desenvolvam melhor, sem precisar necessariamente que alguém esteja controlando esse processo. Então esse processo agora vai ser 100% automático”, complementa.

Hortas da Amitis já impactaram positivamente mais de cinco mil pessoas com alimentação saudável e acessível

Lilian conta que a nova tecnologia empregada assegura mais qualidade aos plantios e uma economia de tempo e de custos, evitando também o desperdício de cultivos por falta de bons tratos.

“O aplicativo também permite um controle maior e melhor do que foi plantando, quantos quilos foram produzidos. Como a gente está em processo de escalar para outros estados, esse aplicativo é perfeito porque a gente pode se comunicar e manter o monitoramento e controle sem a necessidade de estar lá presencialmente”, conclui.