Maceió, AL

30°C
Clear sky

HGE salva vida de centenas de pacientes vítimas de traumas

Em nove meses, foram 937 pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas de urgência na área de ortopedia
Médicos plantonistas durante procedimento cirúrgico em uma da salas do HGE, em Maceió

Nos últimos 9 meses, 937 pacientes foram submetidos a intervenções cirúrgicas de urgência na área de ortopedia, no Hospital geral do Estado (HGE), no bairro Trapiche, em Maceió.

O entregador Pedro Silveira, 25 anos, é um destes pacientes. Vítima de acidente de moto no início do mês, sofreu fraturas na coluna, no antebraço e nas perna direita.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“O acidente aconteceu quando fui fazer uma entrega. Acabei sendo fechado em um cruzamento. O motorista não me viu, mas prestou socorro e tem me dado total apoio”, comentou o paciente Pedro Silveira.

Ele foi operado por uma das equipes plantonistas e se recupera dos traumas sofridos.

4.264 pacientes em nove meses

Assim como o entregador Pedro, 4.264 pacientes passaram pela unidade hospitalar de emergência nos últimos 9 meses e realizaram algum tipo de procedimento cirúrgico.

As cirurgias consideradas de emergência, como as relacionadas a traumas, representaram 56,8% das assistências, seguidas das cirurgias de urgência (43,2%).

Entre os procedimentos, 937 foram da área da ortopedia, 842 em cirurgia vascular e 608 no segmento de cirurgia geral. Em 2022, o HGE contabilizou 6.401 cirurgias.

473 cirurgias realizadas por mês

Em média, o maior hospital de urgência e emergência de Alagoas realiza 473 cirurgias por mês, informa diretor médico Fernando Melro Fortes.

“A Sesau vem investindo na área de ortopedia e permitindo ao HGE realizar procedimentos complexos na área da qual é referência”, explica Fernando.

O HGE possui 10 salas para cirurgias de grande porte, divididas em dois centros cirúrgicos, o da Emergência e o da Urgência. Cada centro possui cinco salas.