Maceió, AL

30°C
Clear sky

Oito mil alagoanos recebem remédios em seus domicílios

Cuidadores, familiares ou responsáveis por pacientes podem comparecer ao Ceaf e pleitear entrega de remédios
Maria Madalena, de 75 anos, recebe seus medicamentos em casa, mensalmente

O Programa Remédio em Casa beneficia oito mil alagoanos mensalmente com a entrega domiciliar de medicamentos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que tenham alguma dificuldade para comparecer ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), no bairro Farol, em Maceió.

A coordenadora do Programa, Maria Verleide, pontua que o serviço é voltado para as pessoas mais vulneráveis, e os medicamentos são entregues por meio de motoboys devidamente uniformizados e autorizados pela Sesau. “Nós atendemos os idosos acima de 60 anos”, ressaltou.

PUBLICIDADE


Quem ainda não for cadastrado, é preciso que o cuidador, familiar ou responsável compareça ao Ceaf com o laudo e receita médicas orientados pelo médico que realizou o diagnóstico, assim como CPF, comprovante de residência e cartão do SUS, para pleitear a inclusão no programa.

O serviço atende apenas moradores situados no município de Maceió e, atualmente, conta com moradores de 53 bairros cadastrados. Já foram beneficiados pelo programa mais de 11 mil pessoas, e temos oito mil pacientes recebendo mensalmente a medicação em suas residências.

Assistência

Diagnosticada com diabetes há 35 anos, Rosa Maria, de 75 anos, recebe a medicação em casa há cinco anos. “É muito importante para mim, muito bom, pois evita de eu ficar indo para lá. Todo mês chega minha medicação. O atendimento também é excelente”, destacou.

Maria Madalena de Assis, de 80 anos, reside há 11 anos na instituição Casa para Velhice Luiza Marillac, no Tabuleiro do Martins. “Eu acho ótimo receber os remédios aqui, muitas pessoas não podem ir até lá e eles vindo aqui é o melhor que tem e a gente agradece”, disse.