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Oficinas vão apresentar diagnóstico estratégico em 3 regiões turísticas

Ação faz parte do trabalho de estruturação dos destinos turísticos alagoanos promovido pela Setur
Em São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte do Estado, a oficina será realizada nesta quinta-feira (foto: Ascom Setur)

Municípios que integram as regiões turísticas da Costa dos Corais, Lagoas e Mares do Sul e Cânions do São Francisco vão receber, nos dias 2, 6 e 9 de fevereiro, as oficinas de apresentação do Diagnóstico Estratégico da Área e Atividades Turísticas.

A ação faz parte do trabalho de estruturação dos destinos turísticos alagoanos, promovido pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a LOG Estratégia, empresa contratada para elaboração dos Planos de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (PDTIS).

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Os encontros acontecem nas cidades de São Miguel dos Milagres, Coruripe e Piranhas, nos dias 2, 6 e 9 de fevereiro, respectivamente.

Em São Miguel dos Milagres, no Litoral Norte do Estado, a oficina será realizada nesta quinta-feira (2), a partir das 08h30, no ginásio de esportes da cidade.

Já em Coruripe, na região Sul, o encontro acontece no dia 6, também a partir das 08h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. E, por fim, a cidade sertaneja de Piranhas receberá o encontro marcado para o dia 9, no mesmo horário, no Auditório Miguel Arcanjo.

A apresentação do diagnóstico dessas regiões turísticas é direcionada às autoridades municipais, estaduais, institucionais, além de empresários do trade turístico, representantes de entidades de classe, associações da cadeia produtiva e moradores.

Etapas

De acordo com Sandra Villanova, turismóloga e superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, as oficinas do PDTIS são essenciais para o trabalho de estruturação dos destinos.

“As oficinas nesta etapa de trabalho de implantação dos PDTIS são, na verdade, a apresentação do diagnóstico da atual situação do turismo nessas regiões. Essa análise traz os gargalos, potencialidades, segmentos a serem explorados, a percepção do turista, o que poderá ser feito para os próximos anos para a melhoria da atividade nessas localidades, entre outras coisas”, explica.

“São documentos de cerca de 800 páginas para cada região que agora serão discutidos e debatidos com os atores do setor nessas cidades, visando alinhar essas necessidades de acordo com a realidade de cada região”, acrescenta.

Ainda de acordo com a superintendente, a implantação dos PDTIS tem ao todo nove etapas.

“O trabalho de atualização dos PDTIS é feito de dez em dez anos. Um dos produtos a ser entregue pela empresa contratada à sociedade é um documento orientador com plano de ação, indicando responsáveis e valores, para colocar em prática as melhorias analisadas previamente e que contemplam todas as áreas envolvidas na atividade do turismo sustentável como saneamento básico, infraestrutura, estudo das potencialidades, gargalos, entre outros”, complementa Sandra.

PDTIS

Os PDTIS são uma ação do Governo do Estado, em parceria com o CAF (Corporação Andina de Fomento), que beneficiará as sete regiões turísticas de Alagoas.

Eles são instrumentos de planejamento do turismo que tem por objetivo principal orientar o crescimento do setor em bases sustentáveis, em curto, médio e longo prazo, estabelecendo os indicadores para a definição de ações, as prioridades e a tomada de decisão no segmento.