Maceió, AL

30°C
Clear sky

OAB/AL vai acompanhar 2º turno e sediar teste de integridade das urnas

Observatório Eleitoral será o responsável pela fiscalização; atuação ocorre em todo o estado para também orientar a população e receber denúncias
Envolvimento dos integrantes da Ordem acontece como resultado de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (foto: Ascom OAB/AL)

O Observatório Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) atuará novamente, como fez no 1º turno das eleições, para garantir um pleito tranquilo no próximo domingo (30), quando acontece o 2º turno.

Nesta nova etapa da eleição, a OAB/AL vai sediar mais uma vez, em Jacarecica, o teste de integridade das urnas e estará à disposição para orientar a população e receber denúncias de eleitores.

PUBLICIDADE


De acordo com o coordenador do Observatório Eleitoral, Davi Lima, a atuação neste 2º turno será semelhante ao que ocorreu no dia 2 de outubro, quando advogados e advogadas marcaram presença nas subseções eleitorais de Maceió e do interior do estado para acompanhar e fiscalizar todo o andamento do pleito eleitoral.

Este ano, pela primeira vez, a Ordem em Alagoas assumiu papel de protagonismo nas eleições, podendo acompanhar todas as etapas, desde a preparação das urnas até a apuração dos votos.

Parceria

O envolvimento dos integrantes da Ordem acontece como resultado de uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) que regulamentou a atuação da advocacia antes, durante e depois do período eleitoral.

“Neste 2º turno, estaremos com vários advogados e advogadas em todas as subseções, acompanhando o pleito e trazendo as informações para a população. Também vamos acompanhar a votação paralela [teste de integridade]”, afirmou Davi Lima.

O coordenador do Observatório Eleitoral conta ainda que o número de denúncias que chegou até o Observatório Eleitoral não é considerado grande e que todas as situações consideradas relevantes foram encaminhadas aos órgãos responsáveis, para que as providências necessárias sejam adotadas.

As denúncias podem ser feitas diretamente no site da OAB/AL: www.oab-al.org.br, na área Observatório Eleitoral.