Maceió, AL

30°C
Clear sky

OAB/AL leva palestras às escolas de Rio Largo para combater o bullying

Ação visa mediar conflitos no ambiente escolar e é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e a servidores públicos
Ana Clara: “Nós criamos planos de trabalho, levando em consideração o tema proposto e a faixa etária dos estudantes. Será algo focado” (foto: Ascom OAB)

Uma série de palestras será promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) com o objetivo de combater o bullying em escolas públicas do município de Rio Largo, na Região Metropolitana. A iniciativa, que começa na próxima segunda-feira (25), é liderada pela Comissão de Igualdade Racial da entidade.

“A iniciativa surgiu após uma denúncia de injúria racial no ambiente escolar. A denúncia não se confirmou, mas o município decidiu realizar um ciclo de palestras abordando os conflitos em ambiente escolar. Vamos falar sobre o bullying e também sobre as questões raciais”, explica Ana Clara Alves, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem.

PUBLICIDADE


A ação visa mediar conflitos no ambiente escolar. O bate-papo é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e aos servidores que atuam em escolas da rede municipal.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Educação de Rio Largo, serão realizadas palestras nos dias 25, 26, 28 e 29 de abril e nos dias 09, 10, 12 e 13 de maio.

Para atender à demanda, a Comissão vai se dividir em três grupos, de forma que todos os membros participem da ação.

“Nós criamos planos de trabalho, levando em consideração o tema proposto e a faixa etária dos estudantes. Será algo focado”, acrescenta Ana Clara Alves.

Para a presidente da Comissão de Igualdade Racial, a iniciativa mostra que a OAB está cada vez mais próxima da sociedade.

“Quando a gente se propõe a participar de uma iniciativa como esta, tem consciência de que consegue mudar a relação entre os alunos, a sociedade e de que dá suporte ao corpo docente para que consiga criar crianças conscientes, respeitosas e empáticas”, finaliza.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying – anglicismo que se refere a atos de intimidação e violência física ou psicológica, geralmente em ambiente escolar.