Maceió, AL

30°C
Clear sky

OAB/AL lança Banco de Talentos para facilitar ingresso no mercado

Plataforma é resultado de cooperação técnica entre a OAB/AL e a OAB/PE; lançamento acontece nesta terça (31)
Assim como acontece com o Banco de Talentos de Pernambuco, o de Alagoas também conta com uma área voltada ao contato com escritórios e profissionais de outros estados (foto: Ascom OAB / arquivo)

Uma plataforma onde é possível encontrar, ao mesmo tempo, oportunidades de emprego e pessoas dispostas a trabalhar. Essa é a proposta do Banco de Talentos, uma iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL).

A ferramenta será lançada nesta terça-feira (31), às 15 horas, na sede da Ordem, em Jacarecica. Desenvolvido de forma pioneira pela OAB Pernambuco (OAB/PE), o Banco de Talentos de Alagoas é resultado de uma cooperação técnica firmada entre as duas seccionais.

PUBLICIDADE


Por meio da plataforma, empresas, sociedades de advogados e advogados contratantes poderão se cadastrar e divulgar as vagas disponíveis. Do outro lado, advogados e advogadas e estudantes de Direito também poderão fazer um cadastro, enviar currículos e se colocar à disposição para o preenchimento das vagas. Tudo isso de forma simples, rápida e gratuita.

Na prática, a OAB/AL funcionará como uma ponte entre quem busca uma oportunidade e quem tem as vagas para oferecer. Para o presidente da Ordem em Alagoas, Vagner Paes, o Banco de Talentos é uma forma de reafirmar o compromisso da gestão com a advocacia alagoana, desde os jovens advogados, que buscam uma vaga no mercado de trabalho, aos profissionais que já estão no mercado a mais tempo, ofertando oportunidades a quem precisa.

“O Banco de Talentos é a concretização de um desejo de muitos advogados e advogadas que não sabem onde buscar as oportunidades para se inserirem no mercado de trabalho. Com a plataforma, tudo será facilitado e nós estaremos cumprindo o nosso papel de estarmos presentes no dia a dia dos profissionais, fazendo essa ponte tão importante para quem exerce ou quer exercer a advocacia”, afirma.

Marco histórico

Para a presidente do Conselho da Jovem Advocacia da OAB/AL, Gabriela Tavares, o Banco de Talentos é um marco histórico que vai fazer a diferença na vida dos jovens advogados e advogadas de Alagoas.

“Esse Banco de Talentos é um marco na história da empregabilidade da jovem advocacia de Alagoas. De longe, o maior desafio dos nossos jovens profissionais é a inserção deles no mercado de trabalho, e o Banco de Talentos surge como uma ferramenta facilitadora que faz uma ponte direta entre quem precisa contratar e quem precisa ser contratado. Nunca tivemos algo assim em 90 anos de OAB Alagoas”, destaca.

Assim como acontece com o Banco de Talentos de Pernambuco, o de Alagoas também conta com uma área voltada ao contato com escritórios e profissionais de outros estados do país, possibilitando que os membros da advocacia de outras unidades da Federação, que estejam com um processo em alguma comarca de Alagoas, tenham acesso a um banco com os nomes dos profissionais vinculados à OAB/AL que atuam no respectivo município.

Para ter acesso ao Banco de Talentos, basta acessar o site da OAB/AL (https://www.oab-al.org.br/) e clicar no banner da plataforma.

Também é possível acessar diretamente pelo link https://bancodetalentos.oab-al.org.br/.