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No Dia Nacional da Cachaça, nova rota turística é lançada no Agreste de AL

Roteiro já conta com boa procura e começa a receber grupos de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul
Benedito de Deus: "A expectativa é boa porque vai alavancar o turismo de Alagoas e o conhecimento sobre nossas cachaçarias e nossos produtos" (fotos: Severino Carvalho)

No Dia Nacional da Cachaça, celebrado nesta quarta-feira (13), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) lançou oficialmente, em Campo Alegre, a Rota da Cachaça. O evento foi realizado no Engenho Caraçuípe e reuniu agentes de viagens e jornalistas.

A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, lembrou que há cerca de dois anos, a Setur iniciou, em parceria com o Sebrae Alagoas e Instância de Governança do Agreste, o diagnóstico dos produtos e o mapeamento da Rota da Cachaça para elaboração do roteiro turístico, que abrange cinco engenhos.

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“Trata-se de uma rota turística e gastronômica que beneficia desde a diversificação de mais um produto turístico – além do sol e mar -, como também a geração de emprego e renda”, destacou Bárbara Braga.

Durante o lançamento, foram apresentados os detalhes do roteiro e destacada a importância da interiorização e regionalização do turismo.

“É muito importante está aqui hoje, no dia 13 de setembro, Dia Nacional da Cachaça, lançando toda essa rota e dando esse sentimento de pertencimento ao alagoano, de algo produzido em nossa terra, e que muitas pessoas viajam para conhecer”, acrescentou Bárbara Braga.

Secretária destaca que Rota da Cachaça favorece a diversificação dos atrativos turísticos em Alagoas

Os participantes puderam degustar cachaças produzidas por cinco engenhos da região, além de pratos que utilizam as bebidas nas receitas. Eles também conheceram um pouco sobre o processo de fabricação do produto.

O passeio turístico já está sendo ofertado comercialmente por agências de viagens alagoanas e pode ser realizado em oito pontos do estado. Os pacotes foram formatados com o passeio “bate-volta”, saindo da capital; como também o completo, com hospedagens em hotéis da região.

Vitrine

A presidente da Instância de Governança do Agreste, Evânia Albuquerque, destacou que a apresentação da Rota da Cachaça para agentes de viagem do Nordeste e Minas Gerais, e durante o Festival de Turismo de Alagoas, serviu de vitrine para o novo roteiro turístico, que começa a despontar.

“A gente vai começar a receber, já a partir da próxima semana, grupos de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul”, revelou.

Evânia revela que procura pela Rota da Cachaça começa a despontar

Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do Agreste estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer, uma fábrica de cerveja que passou a produzir cachaças recentemente.

A Coração da Mata foi a mais recente a integrar a Rota. O proprietário Benedito de Deus falou sobre a expectativa para a comercialização do roteiro.

“A expectativa é boa porque vai alavancar o turismo de Alagoas e o conhecimento sobre nossas cachaçarias e nossos produtos, fazendo-os chegar melhor ao público nacional e internacional”, afirmou Benedito, cujo engenho fica no município de Teotônio Vilela.

O diretor do Engenho Brejo dos Bois, Moisés Neri, fez coro a Benedito de Deus.

“A Rota da Cachaça ajuda no turismo do Estado e no desenvolvimento da própria cachaça como um produto a ser consumido, tirando aquela imagem pejorativa da cachaça como subproduto. Então as nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem de Alagoas (Abav/AL), Samuel Silva, revela que diversas agências nacionais já têm entrado em contato com a instituição em busca de informações sobre a Rota da Cachaça.

“Alagoas não é apenas o sol e mar, hoje estamos nos destacando na área gastronômica, então minha visão é muito positiva sobre essa nova rota, porque há uma demanda para esse mercado”, observa Samuel Silva.

A cachaça

Genuinamente brasileira e considerada patrimônio nacional, a cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil.

Evento de lançamento reuniu agentes de viagem e jornalistas no Engenho Caraçuípe

A produção no país fica em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC). No mercado brasileiro existem mais de 4 mil marcas de cachaça.

Diante da importância do produto, tanto econômico como culturalmente, foi instituído, em 2009, o “Dia Nacional da Cachaça” pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

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Por fim, aqui vai um lembrete do ALNB: evite o consumo excessivo de álcool e se beber, não dirija.