O Herbário MAC, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), se consolida como um museu vivo da biodiversidade do estado. O equipamento tem 45 anos de atuação na pesquisa científica, catalogação e preservação da flora.
Neste domingo (18), Dia Internacional dos Museus, a instituição reforça o compromisso com o conhecimento e a conservação ambiental, além de convidar a população a conhecer de perto o acervo de plantas desidratadas.
Além de ser um museu vivo da biodiversidade alagoana, o espaço abriga um acervo com mais de 75 mil amostras de plantas identificadas e catalogadas.
A maioria foi coletada pela equipe de pesquisa do IMA/AL, reunindo informações sobre os principais remanescentes de vegetação nativa do estado, com ênfase nos biomas Caatinga e Mata Atlântica.
Segundo a estagiária do Herbário MAC, Ester Monteiro, o espaço é oficialmente reconhecido como museu pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Mais do que uma simples coleção de plantas desidratadas, o lugar guarda a memória botânica do estado de maneira cuidadosamente preservada, documentada e estudada.
“Recebemos visitas e adequamos a linguagem para cada público. Para crianças e adolescentes, fornecemos informações sobre os nomes populares das plantas, explicamos o que é um herbário e os processos que desenvolvemos. Já os pesquisadores podem aprofundar suas pesquisas e ter acesso às exsicatas”, explica Monteiro.
Portas Abertas
Para visitas guiadas ou mesmo palestras educativas, é necessário preencher um formulário de inscrição disponível clicando aqui.
As visitas ocorrem às terças, quartas e quintas-feiras pela manhã e devem ser agendadas com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Cada grupo deve ter entre 5 e 35 participantes.