Maceió, AL

30°C
Clear sky

Mulheres contrataram 70% dos empréstimos do BNB em AL

Mais de 117 mil operações de crédito junto ao banco público foram protagonizadas por mulheres, em 2023
Ana Clíris, de União dos Palmares, cresce com apoio do Banco do Nordeste

Levantamento do Banco do Nordeste mostra que, em 2023, 117.711 operações de crédito foram contratadas com empreendedoras alagoanas, o que corresponde a 70% do total.

Essas transações somaram R$ 541,6 milhões e englobam clientes do sexo feminino pessoas físicas, microempreendedoras urbanas, produtoras rurais e agricultoras familiares.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


No Programa Crediamigo, do segmento do microcrédito urbano, o percentual de clientes do sexo feminino alcança cerca 50.000 microempreendedoras, 70% do total de clientes no estado.

Crescimento de 47% em financiamentos

“Os financiamentos de longo prazo contratados com as empreendedoras cresceram 47% em 2023, no comparativo com 2022, totalizando R$ 202 milhões”, diz o superintendente Sidnei Reis.

São recursos utilizados para abertura de negócio, modernização, ampliação, entre outros tipos de investimento na atividade”, ainda de acordo com o superintendente do BNB em Alagoas.

Ele destaca que a instituição tem linhas de financiamento específicas para as mulheres, a exemplo do Crediamigo Delas, voltado às microempreendedoras urbanas.

Empreendedorismo rural

A microempreendedora Ana Clíris Ferreira da Silva, de União dos Palmares, cliente do Programa de Microcrédito Rural do BNB, Agroamigo, ilustra bem o protagonismo feminino.

Ela fabrica doces e laticínios e, com o apoio do crédito, modernizou a produção e passou a empregar mais três pessoas, ampliando as vendas para outras cidades de Alagoas e Pernambuco.

A agricultora familiar faz o aproveitamento de todos os recursos naturais de sua propriedade, beneficiando frutas da estação, o leite e a mandioca.

Atualmente, ela mostra seu dia a dia nas redes sociais, em que ressalta o empoderamento feminino no mercado da agricultura familiar, por meio do Perfil Alagoana na Roça.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE