Levantamento do Banco do Nordeste mostra que, em 2023, 117.711 operações de crédito foram contratadas com empreendedoras alagoanas, o que corresponde a 70% do total.
Essas transações somaram R$ 541,6 milhões e englobam clientes do sexo feminino pessoas físicas, microempreendedoras urbanas, produtoras rurais e agricultoras familiares.
No Programa Crediamigo, do segmento do microcrédito urbano, o percentual de clientes do sexo feminino alcança cerca 50.000 microempreendedoras, 70% do total de clientes no estado.
Crescimento de 47% em financiamentos
“Os financiamentos de longo prazo contratados com as empreendedoras cresceram 47% em 2023, no comparativo com 2022, totalizando R$ 202 milhões”, diz o superintendente Sidnei Reis.
São recursos utilizados para abertura de negócio, modernização, ampliação, entre outros tipos de investimento na atividade”, ainda de acordo com o superintendente do BNB em Alagoas.
Ele destaca que a instituição tem linhas de financiamento específicas para as mulheres, a exemplo do Crediamigo Delas, voltado às microempreendedoras urbanas.
Empreendedorismo rural
A microempreendedora Ana Clíris Ferreira da Silva, de União dos Palmares, cliente do Programa de Microcrédito Rural do BNB, Agroamigo, ilustra bem o protagonismo feminino.
Ela fabrica doces e laticínios e, com o apoio do crédito, modernizou a produção e passou a empregar mais três pessoas, ampliando as vendas para outras cidades de Alagoas e Pernambuco.
A agricultora familiar faz o aproveitamento de todos os recursos naturais de sua propriedade, beneficiando frutas da estação, o leite e a mandioca.
Atualmente, ela mostra seu dia a dia nas redes sociais, em que ressalta o empoderamento feminino no mercado da agricultura familiar, por meio do Perfil Alagoana na Roça.