Jandair Marques da Silva (46) é a primeira pessoa submetida a transplante de coração no Hospital do Coração de Alagoas, que fica em Maceió e é vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.
Ela já recebeu alta médica e celebrou ao lado de familiares e amigos a nova chance de vida. “Saio com um coração novo, pronta para aproveitar a vida ao lado da minha família”, disse.
Jessica Marques, sua filha, destacou a importância do procedimento para toda a família. “Foram dias difíceis antes do transplante. É um alívio saber que ela está bem”, frisou.
Trabalho médico coordenado
Para o cirurgião cardiovascular Diego Andrade, coordenador da cirurgia cardíaca do programa Alagoas Transplanta, o trabalho conjunto e a dedicação da equipe médica foi fundamental.
“O transplante cardíaco é um procedimento de alta complexidade, que exige precisão e união. Saber que nossa paciente está bem é uma enorme satisfação para todos os envolvidos”, destacou.
A cirurgia a que Jandair foi submetida está inserida no programa Alagoas Transplanta, cujo responsável técnico é o médico José Wanderley Neto, tamnbém cirurgião cardiovascular.
“Esse transplante marca uma nova fase para o nosso estado. Até então, pacientes que precisavam de transplante cardíaco eram encaminhados para outros estados”, pontuou.
Sistema Único de Saúde
O Programa Alagoas Transplanta permite à população assistida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a oportunidade de se submeter a transplantes cardíacos, renais e de fígado, no Hospital do Coração Alagoano.