Tem início nesta quinta-feira (7) a 14ª edição da Mostra Sururu de Cinema Alagoano. O mais longínquo festival de cinema do estado apresenta aos amantes da sétima arte, até o dia 10 de dezembro, obras de curtas-metragens e videoclipes alagoanos produzidos e filmados no estado.
A abertura oficial está prevista para as 19 horas, no cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió. Mas as atividades do Mercado da Produção, espaço onde serão promovidas discussões sobre a cadeia produtiva e o mercado de trabalho, tiveram início às 15 horas com a Masterclass “Construção de políticas de diversidade e inclusão no mercado audiovisual” com João Andrade.
A partir das 19h30 inicia a Mostra de Curtas-metragens e Videoclipes, seguida de debate com os realizadores, no cinema do Centro Cultural Arte Pajuçara. Confira a programação completa desta quinta-feira (7) neste link.
Conforme Renah Berindelli, produtora executiva da Mostra, a cor verde simboliza esta 14ª edição da Sururu, com a pretensão de semear a importância de preservar e valorizar o ambiente da produção de cinema em Alagoas.
“O verde também simboliza esperança, renovação, crescimento, acessibilidade, e reforça o compromisso da Mostra Sururu em promover o amadurecimento e o fortalecimento do cinema alagoano, num convite para que todas as pessoas se unam em torno dessa grande celebração.”, explica Renah.
Na edição deste ano, a Mostra Sururu tem as ilustrações de três talentosas artistas visuais de Alagoas: Nathália Ursa, Thayná Vasconcelos e Iel Ferreira. Os trabalhos são fruto de uma convocatória da Mostra Sururu, voltada para artistas visuais mulheres (cis ou trans) ou homens trans.
Acessibilidade
Outra novidade da 14ª Mostra Sururu foi o mapeamento inédito de filmes alagoanos com acessibilidade. A ação tem a colaboração do Alagoar e busca incentivar o cinema alagoano a disponibilizar filmes com recursos de acessibilidade para pessoas PcD (Pessoas com Deficiência): audiodescrição, Libras e legenda descritiva.
Ao longo da produção da Mostra Sururu foram realizadas oficinas destinadas a atores, atrizes, artistas, estudantes e amantes de cinema, com os laboratórios de atuação e crítica de cinema.
Durante os dias da mostra serão exibidas 33 obras audiovisuais, sendo 24 curtas-metragens e 09 videoclipes. Além disso, haverá uma homenagem ao jornalista, roteirista e diretor de cinema, Werner Salles, diretor do longa-metragem “Cavalo”.
Na noite de encerramento da Mostra, dia 10 de dezembro, haverá uma sessão especial de exibição do documentário – dirigido por Wener Salles – “Imagem Peninsular de Lêdo Ivo” (2004).
A 14ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano é uma realização do Fórum Setorial do Audiovisual Alagoano (FSAL), com produção da Sambacaitá. A mostra tem o patrocínio do Governo de Alagoas – Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; apoio cultural do Sesc Alagoas e Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).
Conta, ainda, com a parceria do Alagoar, do Centro Cultural Arte Pajuçara, da Cardume e da Permear Arte e Acessibilidade.
Confira a programação completa AQUI.