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Ministério Público busca garantir intérpretes de Libras nas unidades de saúde

Secretaria Estadual já começou a se mobilizar para disponibilizar esses profissionais em toda a rede alagoana
MPAL já iniciou tratativas com as Secretarias de Saúde de Maceió e do Estado para garantir a presença de intérpretes de Libras nas unidades de saúde (foto: Ascom MPAL)

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) iniciou tratativas com as Secretarias de Saúde de Maceió e do Estado para garantir a presença de intérpretes de Libras nas unidades de saúde. Coordenadora do Núcleo de Defesa da Saúde Pública do MP, a promotora de Justiça Micheline Laurindo Tenório Silveira dos Anjos revela que os titulares das Pastas se mostraram receptivos a essa demanda da comunidade surda.

Segundo a promotora, a Secretaria Estadual, inclusive, já começou a se mobilizar para a disponibilização de intérpretes de Libras em toda a rede de saúde de Alagoas.

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O MPAL lembra que essa articulação foi motivada pelo evento “Direitos fundamentais da pessoa surda: da invisibilidade à inclusão”, realizado no último dia 28 de setembro pelo Núcleo de Direitos Humanos do Ministério Público, com a participação do Núcleo de Saúde Pública, da Promotoria de Urbanismo e da Promotoria de Proteção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência.

Na ocasião, membros do MP, servidores e convidados puderam conhecer um pouco mais sobre as demandas da comunidade surda em Alagoas.

Uma das questões levantadas pelas palestrantes foi justamente a falta de intérpretes de Libras na Saúde Pública, o que muitas vezes acaba inviabilizando o atendimento adequado a essa população.

“Nos órgãos, sejam eles públicos ou privados, eu acabo tendo que pagar um intérprete para poder me acompanhar naquele espaço. Seria interessante que os setores nesses espaços tivessem pelo menos um profissional de Língua de Sinais ou realizassem a capacitação dos profissionais que ali atuam. A barreira que o surdo enfrenta é justamente na Comunicação”, destacou, durante o evento Isabel Alvim, que é pedagoga e especialista em educação inclusiva.