Maceió, AL

30°C
Clear sky

Mês dos canhotos: filme e cartilha ajudam pais e filhos a lidar com o tema

Documentário alagoano Admirável Mundo Destro mostra desafios diários dos canhotos pelo mundo
Documentário alagoano Admirável Mundo Destro deu origem ao projeto Nação Canhota, mantido desde 2018 pelo Piracema Studio (foto: divulgação)

Você sabia que cerca de 10% da população mundial é canhota? E que, se todos os canhotos do mundo estivessem reunidos em um país, ele seria o terceiro maior do mundo, atrás apenas de China e Índia? Pois é. Para o neurocientista inglês Chris McManus, os canhotos são a última grande minoria negligenciada do planeta.

E o tema ganha cada vez mais repercussão, especialmente no mês de agosto, considerado o Mês Mundial dos Canhotos. Chris McManus é um dos especialistas ouvidos pelo documentário alagoano Admirável Mundo Destro, que deu origem ao projeto Nação Canhota, mantido desde 2018 pelo Piracema Studio.

PUBLICIDADE


Neste ano, o projeto completa cinco anos de história, celebrando o aumento da visibilidade sobre os desafios enfrentados diariamente pelas pessoas que utilizam predominantemente o lado esquerdo do corpo.

“Chegamos ao nosso quinto ano com novas parcerias que prometem ampliar ainda mais os espaços de discussão e acolhimento às pessoas canhotas. Nossos materiais continuam disponíveis de forma gratuita para famílias e educadores. E cada depoimento que chega pra gente é motivo de muita alegria”, diz a coordenadora do projeto Nação Canhota, Luiza Leal.

Cartilha

O documentário Admirável Mundo Destro (2018) pode ser assistido pelo site nacaocanhota.com.br. Além do filme, o projeto disponibiliza também a cartilha Minha Mão Esquerda, um guia prático para potencializar o desenvolvimento de crianças canhotas, com orientações a familiares e educadores, além de atividades lúdicas para as crianças.

A cartilha foi elaborada a partir de entrevistas realizadas para o filme e da consultoria de profissionais das áreas de pedagogia, psicologia e educação infantil.

Uma das propostas do material é levantar a discussão sobre como ferramentas inadequadas, como tesouras, canetas e carteiras escolares interferem no desenvolvimento das crianças canhotas.

O documentário Admirável Mundo Destro é uma realização da Piracema Studio, com distribuição da Tarrafa. O projeto teve apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secult-AL, via Lei Aldir Blanc, direcionada pelo Ministério da Cultura, com codistribuição do Sebrae Alagoas, pelo Edital Sebrae de distribuição de obras audiovisuais produzidas por empresas alagoanas.

Já a cartilha Minha Mão Esquerda é uma contrapartida do apoio financeiro da Prefeitura de Maceió para espaços e equipamentos culturais, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), via Lei Aldir Blanc, direcionado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.

Baixe o filme e a cartilha em www.nacaocanhota.com.br