Maceió, AL

30°C
Clear sky

Medicamento para Covid-19, Paxlovid é distribuído aos 102 municípios de AL

Medicação deve ser orientada a pacientes que apresentem risco aumentado de agravamento da doença
Paxlovid é um medicamento antiviral composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, embalados e administrados juntos (foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu aos 102 municípios alagoanos o medicamento Paxlovid, fabricado pela Pfizer e usado no tratamento contra a Covid-19. Enviado pelo Ministério da Saúde (MS), ele passa a ser ofertado na rede pública de saúde após liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Paxlovid é um medicamento antiviral composto por comprimidos de nirmatrelvir e ritonavir, embalados e administrados juntos. Para que o paciente tenha acesso ao tratamento, ele deve buscar o serviço público de saúde do município de origem, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Durante o atendimento e, com o diagnóstico confirmado da Covid-19, o paciente passará por avaliação. O médico irá averiguar se ele atende ao perfil exigido pelo MS para fazer uso da medicação.

O Paxlovid é indicado para os pacientes com idade a partir dos 18 anos, sendo que até 64 anos fica restrito aos imunossuprimidos. No caso dos pacientes maiores de 65 anos, com ou sem comorbidades, pode fazer uso do medicamento.

Fase inicial

O chefe do Gabinete de Combate às Doenças Infecciosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, explica que a medicação deve ser utilizada durante a fase inicial da contaminação.

“O Paxlovid preserva o organismo e impede a evolução e o agravamento da doença. E para que isso aconteça, a medicação precisa ser administrada ainda na fase inicial da infecção, ou seja, entre o primeiro e o quinto dia do aparecimento dos sintomas. Isso porque a ação do Paxlovid está condicionada à presença de uma carga viral alta”, explicou.

O infectologista ressalta que a medicação deve ser orientada a pacientes que apresentem risco aumentado de agravamento da doença.

“É o medicamento que ajuda a controlar o vírus e busca evitar que o paciente caminhe para um quadro grave da Covid-19. Esse medicamento foi distribuído para os municípios e orientamos aos médicos, caso necessário, a sua utilização nos pacientes que se encaixem no perfil que a medicação é permitida”, disse Renee Oliveira.

Evitar internações

Conforme o secretário da Sesau, Gustavo Pontes de Miranda, a distribuição do Paxlovid é mais uma medida adotada pelo SUS para evitar o agravamento dos sintomas da Covid-19 nos pacientes que contraíram a doença.

“Por meio desta iniciativa, evitaremos o agravamento do quadro clínico de diversos pacientes e, consequentemente, a necessidade de internação, principalmente nos leitos de UTI [Unidade de Terapia Intensiva]”, ressaltou.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE