As matrículas para os cursos gratuitos de Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foram abertas nesta segunda-feira (3).
São ofertadas 210 vagas. As aulas serão realizadas no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS) Professora Joelina Cerqueira.
As matrículas prosseguem até a próxima quinta-feira (6), a partir das 8 horas, na sede do CAS, na Rua Ernesto Gomes Maranhão, na Jatiúca. As vagas são para o curso Básico I – nível iniciante.
Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, originais e cópias do RG e CPF. É necessário ter, no mínimo, 15 anos completos. Para menores de idade, a matrícula deve ser obrigatoriamente realizada pelos pais ou responsáveis legalmente reconhecidos.
A matrícula pode ser feita por procuração, de próprio punho, com assinatura conforme documento oficial, RG e CPF do aluno e do procurador.
De acordo com a gestora geral do CAS, Flávia Barbosa, as aulas terão início a partir de 17 de fevereiro.
“O curso é uma vez por semana, de fevereiro até julho, perfazendo uma carga horária total de 60h”, explica Flávia.
O CAS Professora Joelina Cerqueira, que celebra 19 anos de funcionamento este ano, além da oferta de cursos básicos de Libras I e II para a comunidade em geral, também disponibiliza formação para professores de todas as redes de ensino e atendimento especializado para alunos surdos.