A Maternidade do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, reativou o programa intitulado “Amor Eterno”, que presenteia mães e familiares com a reprodução de desenhos da placenta e também dos pés e mãos dos bebês. A iniciativa faz parte das ações de humanização da instituição, que estava suspensa desde o início da pandemia.
O trabalho partiu do Núcleo de Humanização e conta com apoio de diversos profissionais do setor da Maternidade e Complexo NEO.
“Em todos os setores o acolhimento é importante, e aqui não é diferente. Estamos felizes em poder voltar com esse trabalho, que formata o amor maternal”, falou a coordenadora Eliane Félix.
Os desenhos são feitos a partir do órgão expelido pela mãe, chamada placenta, que é limpa pela equipe do Hospital. Na sequência, o material é embebido numa tinta e carimbada em papel.
“A novidade é que agora temos o trabalho mais elaborado, com novos desenhos e pinturas agregados”, completou.
O projeto conta com a colaboração da médica-residente Laiane Arapiraca e de todas as enfermeiras do Complexo, que decidiram pintar, por conta própria, desenhos em tinta aquarela nos papéis, transformado o trabalho em algo mais delicado e harmonioso.
“Em casa eu já pintei mais de 50 folhas. Acho que essa iniciativa merece esse zelo”, contou a residente. “A placenta representa a casa, o primeiro lar de cada um de nós. Esse presente é muito significativo”, acrescentou.
Esperança e acolhimento
Como as placentas, as pinturas também podem ser feitas com a reprodução dos pés e mãos de bebês. O programa também inclui histórias de familiares cujas crianças faleceram na maternidade.
“Fazemos a abordagem aos familiares, sentindo se desejam essa lembrança. Diante da resposta, oferecemos os desenhos com mensagens de amor e esperança, além dos carimbos que são uma espécie de fotografia emocional”, explicou Laiane.
Para o provedor do Hospital Regional, Geraldo Magela, a iniciativa tem aspectos importantes e necessários à saúde dos pacientes.
“A humanização consagra o tratamento que oferecemos para a saúde dos pacientes em todos os seus aspectos. Além de belíssimo, o trabalho traz acolhimento e bem estar”, destacou.