Maceió, AL

30°C
Clear sky

Massaroca de ideias: jornalistas Fernando Coelho e Wado lançam blog

Unidos pela música e o jornalismo, eles tratam de pautas relacionadas à Cultura, Comunicação e Cidadania
Dupla de expressão na arte e no jornalismo compartilha reflexões em texto, áudio e vídeo sobre cultura, comunicação e a vida na cidade (foto: divulgação)

Massaroca significa massa ou aglomerado de coisas, dentre outras designações. Pois bem, a partir de agora também será sinônimo de boa informação!

Irmanados pela música e pelo jornalismo, Fernando Coelho e Wado lançaram o massaroca1.wordpress.com, blog que aborda pautas relacionadas à Cultura, Comunicação e Cidadania.

PUBLICIDADE


“Eu e Wado temos uma amizade de quase 30 anos, fortemente pautada por parcerias nas áreas da cultura e da comunicação. A gente se conheceu por meio da música, mas no curso de jornalismo, na Ufal. Então, o Massaroca é fruto da nossa inquietação criativa incessante. E, desta vez, decidimos experimentar o formato blog para exercitar e compartilhar nosso olhar sobre temas constantes em nossos encontros”, conta o jornalista Fernando Coelho.

“Há também uma vontade de colocar a cara no sol, contribuir mais com nosso entorno. Queremos contribuir ao nos reinserir nessa seara massa que é o jornalismo”, acrescenta o cantor Wado.

O Alagoas Notícia Boa (ALNB) quis saber o porquê de Massaroca e a designação vem também das amizades traçadas pelo jornalismo e com influências e as boas vibrações da Terra de Todos os Santos.

“A gente sabia que, embora fôssemos abordar assuntos para além de limites, divisas e fronteiras, Maceió e Alagoas seriam o nosso foco recorrente. Aí, lembrei da expressão utilizada pela amiga jornalista (baiana) Milena Andrade, que sempre se referiu a Maceió como ‘massaroca’. Complementarmente, o nome traduz a efusão de ideias típica do nosso encontro – uma ‘massaroca’ de ideias”, revela Coelho.

Wado conta que o blog busca um conteúdo de análise, o jornalismo de profundidade e reflexão, mas de tom leve, reverberando o mundo, o Brasil, o estado e a cidade de forma inclusiva e alto astral, sem perder o tom crítico.

“Umas alfinetadas aqui e acolá são bem-vindas também (risos). Mas, ao fim, tem uma busca de amor próprio aí”, destaca Wado, catarinense radicado em Maceió.

O Massaroca ganhou a web no dia 27 de junho, com publicações em caráter experimental.

“Mas divulgamos oficialmente na última sexta-feira (26), para competir com a abertura das Olimpíadas de Paris. Soube que empatamos na audiência (risos)”, brinca Coelho.

Parceria

Sobre a parceria nas artes e no jornalismo, eles tratam como algo bem natural, uma continuação do que já fora escrito, composto, produzido…

“Somos dois caras que transitam na música e no jornalismo desde os vinte e poucos anos. Trabalhamos juntos nas duas coisas várias vezes – composições, shows, produções de eventos, discotecagens, projetos, Gazeta de Alagoas, etc.. O Massaroca é uma continuação das coisas que já fazemos, mas num ambiente predominantemente jornalístico. Um lugar para se pensar a cidade e reverberar suas maravilhas e mazelas”, pontua Wado.

Agora é acessar e conferir a produção da “dupla de expressão na arte e no jornalismo”, que compartilha reflexões em texto, áudio e vídeo sobre cultura, comunicação e a vida na cidade.

“Sinto que há espaço e talvez até um vão no jornalismo cultural e cidadão para além do serviço. É ai onde queremos sacudir”, conclui Wado.