O empresário Maxwell Idalino, da rede de restaurantes Massagueirinha, afirmou que compra cerca de uma tonelada de camarão por mês de pequenos produtores da região Agreste. Durante seminário sobre sustentabilidade da carnicicultura do Agreste, em Arapiraca, ele reforçou que seu negócio está aberto aos criadores da região.
“Hoje, o camarão é uma das proteínas mais utilizadas aqui no Brasil, principalmente no meu restaurante. Compramos cerca de uma tonelada de camarão por mês. Meu negócio está de portas abertas para comprar desses produtores”, afirmou à assessoria do Sebrae, ao ratificar o potencial do produto para a economia local.
Além de Idalino, que compra de pequenos produtores do Agreste, outros empresários que comercializam produtos à base de camarão foram ao 1º Seminário de Sustentabilidade da Carcinicultura do Agreste Alagoano, realizado pela Prefeitura de Arapiraca, no Teatro Hermeto Pascoal (SESC Arapiraca).
Para Vinícius Lage, diretor técnico do Sebrae Alagoas, o segmento de criação de camarão vem crescendo até 30% em alguns municípios alagoanos, motivo pelo qual o Sebrae resolveu realizar o seminário para, em parceria com a Prefeitura de Arapiraca, discutir os diversos aspectos da atividade econômica.
“Que deste evento, surjam diversas iniciativas de desdobramentos e fortalecimento dessa importante cadeia produtiva que apresenta números impressionantes de produtividade e resultados econômicos”, afirma o diretor, que reforçou a importância de os produtores também formalizarem seus negócios.
O agrônomo Hibernon Cavalcante, atual secretário de Desenvolvimento Rural de Arapiraca, chamou a atenção dos participantes para a aproximação entre os elos da cadeia produtiva. “O objetivo era aproximar quem produz de quem absorve essa produção. E conseguimos fazer isso”, disse.
Temas em discussão
O evento trouxe aos produtores e compradores temas como as boas práticas de manejo e biossegurança, desafios e perspectivas para o setor; pesquisas na área; apoio das instituições locais e financeiras; além de questões legais e de licenciamento da atividade no estado.
Entre os parceiros do evento estão a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Aquatec, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
……….
Com informações de João Paulo Macena, da Savannah Comunicação Corporativa