Mauricea Romano Oliveira da Silva (39) procurou a Comunidade Espírita Nosso Lar, no bairro Vergel do Lago, para obter de forma gratuita os registros de nascimento dela e dos filhos, durante a campanha “Registre-se!”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com a Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL) e Presidência do Tribunal de Justiça (TJAL).
“Vim tirar os documentos de todo mundo, porque estamos como indigentes. Praticamente não moramos mais no Village, pois não temos mais nada. A única coisa que eu tenho hoje é o Bolsa Família. Se eu não tiver os documentos para recadastrar o Bolsa Família, eu perco”, comentou a matriarca, ao informar que vai voltar nesta quarta-feira (10) para emitir RG e CPF.
Mauricea explicou que teve a casa incendiada há um mês, no Village Campestre, em Maceió. Desde então, está morando em um abrigo temporário com três dos oito filhos, onde divide espaço com outros desabrigados. A família perdeu tudo, inclusive todos os documentos necessários à garantia do acesso à cidadania através de serviços públicos.
A campanha é realizada em parceria com a Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas, com a Defensoria Pública Estadual (DPE/AL), Ministério Público Estadual (MPE/AL), Secretaria Municipal do Trabalho, Receita Federal e Instituto de Identificação.