Doze estudantes da rede estadual foram premiados na Maratona Alagoana de Lógica, durante a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação (Sinpete), realizada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
As duas unidades de ensino também foram destaque nos jogos de dama e xadrez com os estudantes José Júnior, da Humberto Mendes; e Anita Grazielly e Filemon Leite, da Almeida Cavalcanti.
A cerimônia de entrega das medalhas foi prestigiada pela titular da 1ª Gerência Especial de Educação, Anne Kelly Ferreira, e pela diretora da Escola Theotônio Vilela Brandão, Rosângela Correia.
A medalhista de ouro Maria Isadora Brito, de 11 anos, elogiou a organização do evento. “Foi tudo impecável. Ganhar esta medalha foi muito importante para mim”, comenta a aluna do 6º ano.
Também de Palmeira dos Índios, Filemon Marcelo e Pedro Arthur, medalhistas de bronze pela Escola Almeida Cavalcanti, querem ser referência para outros estudantes da região.
“Estou na 3ª série e encerro meu ensino médio com esta medalha. Mas quero que meu exemplo estimule outros estudantes de Palmeira a participarem da Maratona”, fala Filemon.
“Recebemos o incentivo de nosso professor Lucyan e queremos incentivar outros alunos a participarem. Nem sempre quem tenta ganha, mas todos que já ganharam, tentaram”, complementa Pedro Arthur, da 1ª série do médio.
Aos 17 anos, Ruan Lima, da Theotônio Vilela Brandão, recebeu o bronze. “Ela representa a recompensa do meu esforço e mostra que nós, da escola pública, podemos conquistar premiações”, destaca o aluno da 2ª série do ensino médio.
Os estudantes premiados dizem que participar da Maratona de Lógica foi uma experiência transformadora.
Promovido pelo Instituto de Matemática da Ufal, a Maratona Alagoana de Lógica contou com 32 escolas públicas e privadas, sendo quatro da rede estadual, e 120 equipes de alunos do ensino fundamental ao médio.