Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maloca revestida com 2 mil revistas é atração na Bienal

Estrutura metálica relembra casas de indígenas e é convite à fotografia, no hall do Centro de Convenções, em Maceió
Maloca construída de ferro está revestida com revistas editadas pela Imprensa Oficial de Alagoas

A Grande Maloca é uma das atrações ‘instagramáveis’ da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Homenagem aos povos indígenas, foi projetada pela arquiteta Mirna Porto e sua estrutura metálica está revestida 2 mil exemplares da Revista Graciliano, publicação da Imprensa Oficial de Alagoas.

Ao todo, a estrutura possui 4 metros de altura, 6 metros de diâmetro e hastes de ferro em alusão aos meridianos, com piso todo espelhado, para dar profundidade e amplitude à experiência. O intuito é fazer o público mergulhar em um verdadeiro globo. Mais parece um iglu, mas é uma maloca.

PUBLICIDADE


“O lado externo, o público vê uma casa, um abrigo, algo que ‘segura’ as pessoas. Ao entrar, o visitante vai estar dentro da Terra, para lembrar que a sua casa é este planeta”, destaca a arquiteta Mirna Porto. “Essa iniciativa nos permite homenagear o escritor Graciliano Ramos e a revista”, explica.

A revista Graciliano, que deve retornar com nova edição em breve, já abordou Zumbi dos Palmares, Calabar, Arte Popular, Fotografia, Fauna, Djavan, Arte, Cangaço, Gastronomia, Futebol, Música, Cinema, Moda, Literatura e até Centenário do Quebra de Xangô de 1912.