A Equatorial Alagoas divulgou, nesta segunda-feira (5), o plano operacional para reforçar e monitorar o sistema elétrico durante o Carnaval 2024. A ação terá início no sábado (10) e vai até a quarta-feira (14).
Serão mobilizados mais de mil profissionais entre engenheiros, líderes, técnicos, analistas, operadores, eletricistas, equipes comerciais e equipes de campo com estruturas de grande porte.
As equipes envolvidas no plantão especial de Carnaval estarão posicionadas em pontos estratégicos dos principais polos de folia em Maceió, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Matriz do Camaragibe, Porto da Rua, Porto de Pedras, Japaratinga, Praia do Francês, Coruripe, Piranhas, Jequiá da Praia, Feliz Deserto e Pontal do Beba.
Segundo a Distribuidora, o propósito é garantir eficiência na troca de informações com o Centro de Operações Integradas (COI) e, com isso, agilizar o atendimento às eventuais ocorrências relacionadas ao fornecimento da energia elétrica.
O superintendente de operações da Equatorial Alagoas, Thiago Attias, explica como o plano foi desenhado e qual a sua finalidade.
“Nós desenhamos um plano robusto, alinhamos nossas atividades e organizamos um fluxo de atuação para que em qualquer situação emergencial saibamos como agir rapidamente e, dessa forma, os clientes tenham máxima continuidade no fornecimento e possam curtir o carnaval da melhor forma com energia e segurança”, pontuou.
Tecnologia de ponta
Ainda segundo o superintendente da Distribuidora, foram realizadas inspeções termográficas na rede de distribuição, medições de nível de tensão, troca de isoladores, lavagens de rede, instalação de espaçadores, serviços de poda de árvores e manutenções preventivas e corretivas em toda a rede elétrica da área de concessão.
Também foram realizadas vistorias preventivas nas subestações, que suprem os maiores polos de festividades carnavalescas em Alagoas, e feitas a instalação de religadoras automáticas na rede elétrica.
Esses equipamentos inteligentes, ao perceberem falhas no circuito, evitam danos maiores e reduzem o impacto para os consumidores, uma vez que também permitem o restabelecimento automático e evitam que uma área maior fique sem energia.
Ocorrências formalizadas
Para um melhor atendimento a seus clientes, a Equatorial orienta que todas as ocorrências sejam formalizadas em um dos canais de atendimento da empresa.
O registro de falta de energia pode ser feito na Central de Atendimento através do telefone 0800 082 0196, por mensagem de texto com a assistente virtual “Clara”, atualizada recentemente oferecendo mais praticidade e que atende no WhatsApp (82) 2126-9200.
Também é possível ter acesso a outros serviços pelo site equatorialenergia.com.br selecionando o estado “Alagoas”.
“Vale reforçar que no momento da abertura do chamado é fundamental que o cliente tenha em mãos a Conta Contrato do imóvel que se encontra destacada em um retângulo de cor laranja, localizado no canto superior direito da conta de luz. É importante também que o cliente anote o número de protocolo gerado em todo atendimento, porque ele permite acompanhar as solicitações depois de registradas”, orienta a empresa.
Os clientes de média e alta tensão possuem um canal de atendimento exclusivo. O registro de serviços emergenciais como falta de energia deve ser feito por meio do telefone 0800 082 8500.
Sinistros no trânsito
A concessionária lembra que alguns casos de falta de energia são provocados por acidentes em vias públicas com quebra de postes que, muitas vezes, comprometem o fornecimento de energia elétrica e a segurança das pessoas.
Por isso, a Distribuidora também reforça a necessidade dos condutores de veículos redobrarem a atenção na direção, para não ocasionar colisões contra postes e assim evitar falta de energia elétrica não só em unidades residenciais, como também em hospitais, farmácias e outros pontos comerciais.