Maceió, AL

30°C
Clear sky

Mais de meio milhão de passageiros movimentam o Aeroporto Zumbi dos Palmares no 1º bimestre

De acordo com Aena, janeiro foi o melhor dos últimos anos, com quase 320 mil embarques e desembarques
Atualmente, 13 rotas nacionais e três internacionais conectam Maceió ao Brasil e ao mundo (foto: Lucas Meneses)

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou a movimentação de mais de meio milhão de passageiros nos dois primeiros meses deste ano. O crescimento é de 6% em relação ao primeiro bimestre de 2024. Os números foram divulgados pela Aena Brasil, concessionária que administra o aeródromo alagoano.

De acordo com Aena, janeiro foi o melhor dos últimos anos, com quase 320 mil embarques e desembarques. Elevação de 7,5%, em relação ao primeiro mês de 2024. Já fevereiro de 2025 registrou a movimentação de 220.852 passageiros, crescimento de 6%.

PUBLICIDADE


Para a concessionária, os dados confirmam o ritmo alcançado em 2024, quando o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares registrou mais de 2,6 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 14,2% em relação a 2023.

Além disso, entre pousos e decolagens, foram 24,3 mil operações realizadas, numa alta de 13,3%. A movimentação de cargas também foi destaque, com cerca de 3,4 mil toneladas transportadas no ano passado.

“Com espaços totalmente requalificados e áreas operacionais amplas, além da aquisição de novos e modernos equipamentos tecnológicos, o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares está pronto para crescer ainda mais. Colocamos sua infraestrutura a serviço do desenvolvimento da economia e do turismo do estado”, ressalta Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena Brasil.

Rotas

Atualmente, 13 rotas nacionais e três internacionais conectam Maceió ao Brasil e ao mundo. Nos destinos para o exterior, há ligações diretas para Lisboa, em Portugal, e Buenos Aires e Córdoba, na Argentina.

Em território nacional, o aeroporto é porta de entrada para turistas vindos de 13 cidades, incluindo regiões prósperas, como o interior e a capital de São Paulo, os dois maiores aeroportos de Minas Gerais, Brasília (DF), Cuiabá (MT) e Goiânia (GO). Conta também com voos para outras duas capitais do Nordeste: Recife (PE) e Salvador (BA).

Inovação

Dentro das transformações implementadas pela Aena, estão os investimentos realizados para a configuração de um novo mix comercial. O aeroporto ganhou a ampla Advantage VIP Lounge, com 450 m², e um maior número de lojas, cafés e restaurantes, oferecendo uma gama mais variada de serviços.

Ao todo, são 2.062 m² de área locável, que proporcionam opções diversificadas para os passageiros — o espaço foi duplicado após as obras de melhorias estruturais empreendidas pela concessionária.

“Temos mais planos para Maceió e nossa expectativa é ampliar ainda mais nosso espaço, caso a demanda siga se ampliando”, destaca Rute Scheliga, CEO da Advantage.

Sustentabilidade

Os aportes também trouxeram resultados para a área de meio ambiente. O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares ficou em primeiro lugar no ranking de Aeroportos Sustentáveis, divulgado anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Recentemente, também recebeu a certificação Airport Carbon Accreditation (ACA) Nível 1, que reconhece os esforços na medição da pegada de carbono, identificação de fontes emissoras e cálculo anual de emissões.

O aeródromo utiliza energia 100% renovável, comprada de fontes certificadas através do mercado livre. Uma estrutura de drenagem foi implantada, com canaletas nas laterais do pátio de aviação que levam materiais líquidos para caixas separadoras de água e óleo.

Houve ainda a modernização dos equipamentos da central de água gelada, utilizada para climatização.

PUBLICIDADE