Maceió vai sediar, em setembro, dois grandes eventos na área da Acessibilidade Integral: o Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído (ENEAC) e o XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral (SBAI) 2024.
Os eventos serão organizados pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU).
As iniciativas fazem parte das comemorações dos 50 anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Ufal e serão realizadas nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Centro de Inovação de Jaraguá, por meio de uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
O público esperado é de profissionais, estudantes e professores das áreas de Arquitetura, Urbanismo, Design de Interiores, Engenharia Civil que tenham interesse em conhecer mais dos temas de ergonomia do ambiente construído e acessibilidade integral, para aplicar em seus estudos e projetos.
Os organizadores informam que o evento já é realizado há mais de 20 anos, é bianual e já ocorreu nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essa será a 1ª vez que o evento ocorre em Alagoas e tem dois eixos temáticos – Ergonomia do Ambiente Construído e Acessibilidade Integral, com muitos subtemas.
“Será um importante fórum nacional do debate sobre a pesquisa e a aplicação prática dos conceitos da Ergonomia e da Acessibilidade, e assume relevância social como oportunidade para discussão de ideias relativas à promoção da inclusão social e ambiental, com foco nas relações entre o ambiente construído e seus usuários”, anunciam os organizadores.
Programação
A programação envolve vinte e seis pesquisadores nacionais e internacionais de reconhecimento por suas pesquisas, que estarão envolvidos nas atividades de conferências, mesas redondas, oficinas e lançamento de livros sobre os temas centrais do evento, relacionando-os com o contexto alagoano e brasileiro.
Os organizadores destacam que estão previstas uma conferência internacional com o tema “Desafios globais sobre o design centro no humano”, uma mesa redonda sobre “Acessibilidade, turismo e cidades litorâneas” e uma visita técnica a Marechal Deodoro, que tratará da acessibilidade em sítios históricos.
Entre outras temáticas serão abordados os estudos da neurociência aplicada à arquitetura e urbanismo, do conforto ambiental e ergonômico e da inclusão de todas as pessoas.
Além da programação científica, haverá atrações culturais com foco na arte e cultura alagoanas. Uma delas é a exposição de uma parte do acervo da Pinacoteca da Ufal.
A programação completa e as formas de inscrição estão disponíveis no site do evento e no @eneac2024.
Para mais informações: [email protected]