Maceió, AL

30°C
Clear sky

Loja virtual beneficia 28 grupos produtivos em 3 regiões de Alagoas

Plataforma do programa Alagoas Maior foi desenvolvida para abrigar produtos e facilitar o contato entre produtores e clientes
Programa impacta positivamente 2.180 empreendedores e, indiretamente, cerca de 10.900 pessoas que vivem e tiram seu sustento do trabalho no campo (fotos: Ascom Sedetur)

Mais de 2 mil empreendedores do estado já contam com uma importante ferramenta digital para comercializar seus produtos: a loja virtual do Programa Alagoas Maior. A plataforma foi desenvolvida para abrigar os produtos e facilitar o contato entre os produtores e clientes.

A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), beneficiará, nesta primeira, etapa 28 grupos produtivos atendidos pelo Programa Alagoas Maior. Eles comercializam mel, broas, doces, frutas in natura, geleias e derivados das tapiocas, dentre outros produtos, em três regiões do Estado.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A loja virtual pode ser acessada clicando AQUI.

O Alagoas Maior é um programa executado pela Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, que vem fortalecendo a economia de 28 cooperativas e pequenos produtores alagoanos.

Criada em 2019, a iniciativa impacta positivamente 2.180 empreendedores e, indiretamente, cerca de 10.900 pessoas que vivem e tiram seu sustento do trabalho no campo.

Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado: Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão – abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios

De acordo com  o superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial (Suder) da Sedetur, Alay Correia, os produtores alagoanos trazem o que há de melhor na culinária local.

“Os pequenos produtores do Alagoas Maior trabalham com a agricultura familiar e vivem da venda de seus produtos, que são cada vez mais procurados e queridos pelos alagoanos. Através da nova plataforma, quem tiver interesse em comprar qualquer uma das iguarias produzidas terá um imenso catálogo à disposição, facilitando a venda e a procura”, destaca.

Ele pontua também que essas mudanças têm transformado os pequenos produtores alagoanos que fazem parte do programa. Eles já conseguem, por exemplo, prospectar mercado para seus produtos e gerar renda para as associações das quais fazem parte.

“Alagoas hoje vive um momento diferente na produção cooperativa. Um momento no qual o cooperativismo tem amadurecido e crescido, se tornando uma atividade lucrativa e que possibilita o desenvolvimento econômico de várias regiões do estado”, pontua Alay Correia.

O programa

Atualmente, o Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado: Serrana dos Quilombos, Agreste e Sertão – abrangendo cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde sua produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

O objetivo do programa, que conta com investimento de mais de R$ 2 milhões garantidos pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), é desenvolver as atividades produtivas de Alagoas, alavancando economicamente as regiões contempladas através do fortalecimento dos Micro e Pequenos Negócios.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE