Maceió, AL

30°C
Clear sky

Japaratinga, paraíso alagoano na Costa dos Corais

Destino com paisagens deslumbrantes, Japaratinga tem 40 pousadas e 6 hotéis; município está inserido na Costa dos Corais
Espetáculo é garantido e ao som das ondas do mar de coloração ‘caribenha’ (fotos: Maikel Marques)

A paradisíaca Japaratinga é excelente opção de destino para quem não abre mão de sossego num fim de semana entre amigos ou familiares, mas também planeja um bate-volta a Maragogi ou Porto de Pedras.

Distante 107 km de Maceió ou 106 km do Recife, o município do Litoral Norte de Alagoas tem pouco mais de 7.500 habitantes e está inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Tem hospedagem para tudo o que é gosto e bolso, permitindo aos visitantes contemplar a exuberância da beleza local seja instalado em hotel, casa alugada, pousada ou hospedagem de grife.

Nascer do sol em Japaratinga, Litoral Norte de Alagoas: espetáculo diário a partir das 5h20

A Pousada Coqueiro Verde, no centro da cidade, foi a escolhida para a nossa hospedagem por causa do entorno sossegado e do acesso fácil ao supermercado, ao depósito de bebidas e à praia, é claro.

A cidade tem, aliás, 40 pousadas e seis hotéis. São aproximadamente 2.500 leitos à disposição dos turistas, segundo informações da Secretaria Municipal de Turismo. Não faltam opções, portanto.

Do quarto no pavimento térreo, escolhido por causa das crianças, ouve-se com intensidade o barulho do mar de beleza indescritível e sobre o qual flutuam jangadas ou embarcações sofisticadas.

Então, observar o horizonte, o vai e vem das ondas e o trabalho dos jangadeiros é programa imperdível também. Para quem não quiser ficar na areia ou à mesa da pousada, há outras opções.

Passeio de lancha ou de buggy são atrações muito demandadas também. Como também são atrações imperdíveis o sentar no banco de praça em frente à Prefeitura para ‘jogar conversa fora’.

Contemplação do trabalho de pescadores é outra atração à beira-mar, em Japaratinga

Optamos, neste caso, pela contemplação, do nascer do sol, às 5h20, ou do pôr do sol, depois das 17h50. O espetáculo é garantido e ao som das ondas do mar de coloração ‘caribenha’.

Seja qual for a opção, incluindo aquele revigorante mergulho na piscina da hospedagem, pegar o carro e trafegar 19 km até a praia de Peroba, em Maragogi, é outra alternativa muito legal.

Antes do regresso à base, a sugestão é uma suculenta peixada num dos diversos restaurantes na orla de Maragogi, para onde se pode regressar, à noite, para jantar ou tomar aperitivo.

Panorâmica da Pousada Coqueiro Verde, no centro de Japaratinga, Litoral Norte de AL

Cumprida a programação em Japaratinga, recomenda-se o regresso a Maceió via Porto de Pedras acessando a balsa que conectada os dois municípios, separados pelo rio Manguaba. Custa R$ 20,00 o transporte do veículo.

A própria travessia – opção para quem vai de Maceió a Japaratinga – é uma atração. Embarca-se ou desembarca-se em Porto de Pedras, onde está a Praia do Patacho.

Do porto da balsa até São Miguel dos Milagres, são 4km de viagem. Um “pulo” entre um destino e outro. Almoçamos no Restaurante do Enildo, à beira-mar, no povoado de Porto da Rua.

Rio Manguaba, que separa Japaratinga de Porto de Pedras: travessia de balsa encurta distâncias

Depois do saboreio do peixe frito e do filé com fritas, regresso ao lar, mas com aquela vontade de regressar ao destino que nos recebeu tão bem e que depende do turismo para sobreviver.

“O turismo é a principal atividade econômica de Japaratinga. Responde por 80% da arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) do município”, observa Thereza Dantas, secretária de Turismo.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE