Maceió, AL

30°C
Clear sky

Iteral vai regularizar 800 pequenas propriedades rurais em Alagoas

Títulos de posse dos terrenos vão ser entregues ainda este ano, após análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE)
Trabalho é essencial para que os agricultores em condição de vulnerabilidade garantam a documentação de suas propriedades (foto: Ascom Iteral)

O Instituto de Terras de Alagoas (Iteral) deve regularizar 800 pequenas propriedades rurais ainda este ano, avisa Jaime Silva, diretor da autarquia.

A partir do título de terra, os agricultores asseguram acesso a políticas públicas e podem contrair financiamento para investimento nas propriedades.

PUBLICIDADE


Na sexta, as atividades de cadastro e georreferenciamento no Assentamento Juá ll, em Delmiro Gouveia, foram concluídas pelos técnicos do Iteral.

O trabalho é essencial para que os agricultores em condição de vulnerabilidade garantam a documentação de suas propriedades.

Passo a passo da regularização

Num primeiro momento, os técnicos visitam a comunidade e informam que o estado tem a intenção de promover a regularização fundiária do local.

Em seguida, inicia-se o cadastro dos pequenos produtores que pleiteiam o benefício e com as famílias que residem na área devidamente identificadas.

Concluído este trabalho, envia-se a documentação à PGE para que, após a análise jurídica, possamos entregar os títulos de terras.

Aguarda documento de regularização

Para o agricultor José Vítor, de 67 anos e que vive do plantio de milho e feijão, a regularização da área significa a materialização de um sonho.

“Quando receber o título, vou buscar uma linha de crédito que me permita investir no plantio”, disse o pequeno produtor, que vive na comunidade desde os 6 anos.

Programa Rural Legal

Outros 440 títulos de propriedades rurais de 11 cidades vão ser concedidos a pequenos produtores com terrenos de até 50 hectares, por meio do Rural Legal.

O programa é uma iniciativa do dos poderes Executivo e Judiciário.