Maceió, AL

30°C
Clear sky

Instituições de ensino superior em AL vão ofertar mais de 3,3 mil vagas EaD

Só a Ufal vai disponibilizar mais de 1,4 mil vagas pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Com a articulação das instituições alagoanas (Ufal, Ifal e Uncisal) e a adesão da Uneal ao programa UAB foi possível dinamizar a oferta de cursos nos polos de Educação a Distância do Estado (foto: divulgação)

Mais de 3,3 mil vagas para cursos de graduação e especialização serão ofertadas pelas quatro instituições públicas de ensino de Alagoas na modalidade de Educação a Distância (EaD). Só a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai disponibilizar mais de 1,4 mil vagas pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Com a articulação das instituições alagoanas (Ufal, Ifal e Uncisal) e a adesão da Uneal ao programa UAB foi possível dinamizar a oferta de cursos nos polos de Educação a Distância do Estado. O resultado final do edital foi publicado no último dia 7 de abril e contempla novos polos nas cidades de Coruripe, Porto Calvo e Teotônio Vilela, com apoio das prefeituras por meio das secretarias municipais de Educação.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A Ufal conseguiu ampliar as vagas dos cursos já existentes – Pedagogia, Matemática, Geografia e Letras-Espanhol – aprovando 1008 de licenciatura. A novidade desse ano é a liberação de 432 vagas para os cursos de especialização em Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva Transdisciplinar; e em Gestão Educacional.

O primeiro vai ser ofertado pelos polos de Arapiraca, Maceió, Olho D’água das Flores, Palmeira dos Índios, Porto Calvo, e Teotônio Vilela. Já a especialização em Gestão Educacional será vinculada aos polos de Cajueiro, Maceió, Delmiro Gouveia, Maragogi, Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. As novas turmas dos cursos UAB só vão começar em janeiro de 2023.

As 300 vagas de licenciatura da Uneal são para o curso de História (nos polos de Porto Calvo, Santana do Ipanema, Penedo, São José da Lage e Teotônio Vilela); e Pedagogia (em Matriz do Camaragibe, Olho D’água das Flores, Penedo, São José da Lage e Teotônio Vilela). A previsão também é iniciar no início do próximo ano.

A Uncisal vai disponibilizar, em 2023, turmas de licenciatura com 480 vagas e especialização com 162 vagas aprovadas. Atualmente, a instituição oferta três cursos pela Universidade Aberta do Brasil: Gestão Hospitalar, Matemática e Física.

Já o Instituto Federal de Alagoas prevê disponibilizar as 920 vagas do Programa UAB ainda no segundo semestre deste ano. A oferta contemplará os polos de Arapiraca, Cajueiro, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São José da Laje e Santana do Ipanema, sendo 180 para o curso de licenciatura em Ciências Biológicas, 180 para a Letras-Português e 200 para o curso de especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica.

PUBLICIDADE