Maceió, AL

30°C
Clear sky

Instâncias vão estruturar oferta turística para dobrar fluxo de visitantes

Representantes das 7 regiões turísticas se reuniram na sede do Sebrae para um balanço das ações
1° Encontro das Instâncias de Governança Turística de Alagoas serviu para os seus representantes fazerem um balanço por meio de painéis temáticos (foto: Sebrae/AL)

Estruturar a oferta turística para dobrar o fluxo de visitantes em Alagoas. Essa é a meta das Instâncias de Governança Turística de Alagoas, cujos representantes se reuniram, nessa terça-feira (20), na sede do Sebrae, em Maceió, para um balanço das atividades realizadas nos seus municípios.

Participaram os membros da Grande Maceió, Caminho das Águas, Costa dos Corais, Quilombos, Agreste, Caatinga e Cânions do São Francisco.

PUBLICIDADE


O superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, destacou que o momento é de extrema importância para todos os atores engajados no setor turístico por causa do fim da pandemia de Covid-19.

“O turismo é um dos setores de maior interesse para Alagoas. Com a pandemia, foi bastante impactado, mas agora começa a se recuperar. Através desse encontro, iniciamos um trabalho de estruturação da oferta turística que é muito importante para essa retomada, e as expectativas são de dobrar o fluxo turístico em Alagoas”, aposta.

O diretor-técnico Keylle Lima também participou do evento e destacou que o objetivo do Sebrae é trazer as demandas do turismo local de forma mais organizada.

“É necessário entender os desafios enfrentados por esse setor e o Sebrae estará presente a cada passo”, afirma.

Para a secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga, mesmo com a atual realidade econômica, as pessoas continuam viajando e por isso é muito importante fomentar a atividade do turismo e capacitar as pessoas para o setor.

“Esse tipo de encontro é muito importante para promover uma troca de boas práticas, além de discutir temas como a transformação que o empreendedorismo incentiva nas comunidades, qualificação de empresários, regionalização e experiências gastronômicas”, destaca.

Painéis

O 1° Encontro das Instâncias de Governança Turística de Alagoas serviu para os seus representantes fazerem um balanço por meio de painéis temáticos, pontuando os ganhos e desafios dos últimos 12 meses.

“Temos o melhor do mundo aqui em Alagoas, da gastronomia ao nosso litoral. Em todo município do nosso estado tem algo bom para conhecer, para visitar”, diz Betânia Barros, secretária de Turismo de Coqueiro Seco.

Para a presidente da Instância de Governança da Costa dos Corais, Ana Paula Moura, é imprescindível que os membros das instâncias de governança não se preocupem apenas em ‘vender’ o turismo, mas devem voltar a atenção também para a busca de melhorias na qualidade dos serviços públicos de cada região.

“No Litoral Norte, por exemplo, tínhamos um problema muito sério com o fornecimento de energia, mas agora foi normalizado após muita cobrança”, conta.

Presidente da Instância Caminho das Águas, Marco Jacinto destaca que essa modalidade de promoção do turismo é o melhor caminho para os municípios promoverem seus destinos.

“E é importante reforçar que a instância não pode ter aspecto de coisa pública”, observa.

A gerente Renata Fonseca, da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae Alagoas, aproveitou o evento para lembrar aos membros das instâncias que o estado é o que mais avançou na consolidação desses grupos em comparação com o restante do país.

“O momento aqui é de celebrar essa caminhada. A gente sabe o quanto é angustiante querer fazer as coisas e muitas vezes a gente não consegue. Mas agora é a hora de comemorar essa vitória de todas as instâncias”, destaca.

Palestras

Durante toda a manhã, os representantes das Instâncias de Turismo – entre secretários, gestores privados representando instituições como ABIH, Abrasel e ABAV, além do próprio trade turístico – assistiram a duas palestras voltadas para o tema.

Uma delas foi ministrada por Luciana Balbino, que falou sobre “O Empreendedorismo que Transforma Pessoas e Comunidades”.

Ela contou sua história com o turismo de experiência e frisou a importância da capacitação na área.

“Não adianta começar ‘de cima para baixo’, não dá certo”, afirmou. Sobre as experiências que leva aos seus clientes, ela disse que “não existe nada melhor do que ver a alegria estampada no olhar do outro”.

Em seguida, a palestrante Carla Procópio falou sobre “A Importância da Capacitação do Trade Turístico”. Além delas duas, a programação contou ainda com uma experiência gastronômica com o Chef Serginho Jucá.