O desafio Inspira Tech, cujas inscrições estão abertas até 31 de maio, objetiva a identificação de novos modelos de negócios desenvolvidos por estudantes de educação profissional e tecnológica nos segmentos de agro, indústria e serviço. A competição acontece por meio de plataforma digital.
Para Sílvia Chamusca, analista da unidade de competitividade e desenvolvimento do Sebrae/AL, o desafio é a oportunidade para estudantes como, por exemplo, os do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), demonstrem bons resultados e criarem soluções eficazes para vários segmentos da economia 4.0.
“Essa interação entre a educação e a economia local favorece a formação de modelos de negócios inovadores e sustentáveis Eles são bem planejados, têm uma visão muito clara das necessidades e realmente desenvolvem soluções para resolver problemas e isso é fantástico”, analisa Sílvia Chamusca.
Criado pelo Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e pelo Ministério da Educação (MEC), o desafio promove a cultura e a educação empreendedora na educação formal. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site: https://www.even3.com.br/inspiratech/.
Sobre o Desafio Inspira Tech
No Inspira Tech, os estudantes participam de uma maratona digital e gratuita, na qual deverão construir e entregar um pitch de negócio no formato de apresentação referente a temática da Economia 4.0.
O desafio será realizado on-line, via plataforma de acesso remoto, e conta com uma etapa presencial, com aplicação de uma metodologia que buscará capacitar e estimular o participante a realizar a ideação e modelagem de um novo negócio.
A competição é dividida em 3 etapas: inicial, semifinal e final. A etapa inicial é a de criação dos projetos, com palestras, mentorias on-line e avaliação por especialistas das ideias inscritas.
Ao todo, 81 equipes participarão da Etapa II – Semifinal, também com mentorias, palestras on-line e avaliação para definição de nove equipes que participarão da Etapa III – Final.
Na etapa final, as nove equipes finalistas serão aprimoradas com orientações e mentorias até a apresentação dos pitches dos projetos em um evento presencial.
Além dos certificados, as três equipes vencedoras serão premiadas com passagens aéreas e diárias para visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia em São Paulo, incluindo o acompanhamento do professor/mentor indicado no momento da inscrição.
Com informações de João Paulo Macena, da Savannah Comunicação Corporativa