As inscrições para o programa Startup Nordeste Alagoas foram prorrogadas até o dia 30 de junho. A iniciativa selecionará empreendedores e negócios tecnológicos para receber mentoria e uma bolsa mensal de até R$ 13 mil para viabilizar seus projetos.
O programa de aceleração de startups é uma realização do Sebrae Alagoas em parceria com a aceleradora Ventiur. As inscrições devem ser feitas no endereço bit.ly/programastartupAL.
Podem se inscrever projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou startups já formalizadas, detentoras de ideias inovadoras e que sejam exclusivamente do estado de Alagoas.
Nesta primeira etapa, serão pré-selecionados 200 projetos, que receberão capacitações e mentorias com técnicos da Ventiur, com foco na modelagem de negócio e na avaliação do potencial de mercado.
Após essa fase, serão selecionadas 100 iniciativas para a próxima etapa, quando as startups receberão apoio para desenvolver e validar suas ideias. Também receberão apoio para analisar seus aspectos financeiros e a necessidade de capital.
Por fim, essas 100 empresas participarão de um Demoday, quando serão avaliadas por uma banca formada por especialistas em inovação e que definirá os 20 projetos vencedores. Essas 20 startups podem receber bolsas de R$ 6.500 por seis meses para até dois sócios de cada projeto.
Entre os critérios avaliados para seleção das startups estão a formação e as experiências do time do projeto ou da startup, o potencial de impacto da solução proposta para o problema identificado e a inovação e a viabilidade do modelo de negócios apresentado
“A ideia desse programa é acelerar ideias inovadoras de qualquer pessoa, seja estudante, professor ou empresário que tenha ideia de algum produto ou serviço tecnológico – tipo site, aplicativo, sistema, plataforma. Faremos isso com capacitação e mentorias específicas em alguns temas, como modelagem de negócios, marketing, vendas, faturamento, definição de público, para que essa ideia inovadora se torne negócio de fato”, explica o analista terceirizado da Unidade de Soluções e Inovação do Sebrae Alagoas, Washington Lima.
Segundo ele, a previsão é encerrar o ciclo de capacitação e mentorias específicas até o final de outubro para que, em novembro, os selecionados já comecem a desenvolver as atividades e recebam a primeira bolsa no início de dezembro.
Desafios
As startups são modelos de negócios criados utilizando a inovação como base e costumam enfrentar mais desafios para desenvolver e lançar produtos e serviços no mercado do que modelos de negócios tradicionais.
O Sebrae explica que o programa vem para suprir a falta de capacitação técnica e de conhecimento sobre gestão de times ou lançamento de produtos, além da falta de visão estratégica de mercado e outros fatores que impactam o resultado das startups.
Nesse cenário, acrescenta, os programas de aceleração têm o papel de reduzir esses fatores negativos por meio da oferta de acompanhamento, capacitação e mentorias especializadas nos desafios enfrentados por esses empreendedores no processo de criação e lançamento de novos produtos e negócios.